Franquias lucrativas

      Fábricas de chocolate com lojas franqueadas estão comemorando os bons resultados obtidos em 2009, especialmente nas festas do final do ano. As vendas foram altas e os fabricantes não sentiram os efeitos da crise econômica que teve início no terceiro trimestre de 2008.

      A crise passou bem longe da Cacau Show, a maior rede de franquia de chocolates finos do país, que conta atualmente com 765 lojas em 24 estados do Brasil. Em 2009, a empresa ampliou sua principal fábrica, que passou de 18 mil m2 para 36 mil m2. Além disso, inaugurou 146 novas lojas, aumentou o número de funcionários das suas quatro fábricas e escritórios, ampliou o leque de fornecedores e lançou novos produtos com excelente aceitação no mercado.

        As vendas da Cacau Show, no Natal de 2009, foram 72% superiores ao mesmo período de 2008. O  faturamento total em 2009, por sua vez, foi 65% superior ao de 2008. O volume de produção em 2009 atingiu a cifra de  9 mil toneladas de chocolate. O resultado animador, segundo Stefenson Soalheiro, Gerente de Marketing da Cacau Show, é resultado do grande número de lojas franqueadas da marca no país e ao sucesso de vendas dos lançamentos e também à remodelagem das embalagens das linhas tradicionais.


     Dentre os lançamentos  se destacam a versão inédita do panetone Trufa de Limão e o bombom Montebello, recheado de marshmallow coberto com muito chocolate, que ganhou dois sabores bem natalinos: Panettone e Nozes. Outra novidade foi a Caixa Quadrados Artesanais de Natal, a linha ChocoArte e o ChocoArte Trio, produzidos especialmente para a festa de reveillon. Outro lançamento para o Ano Novo foi a Garrafa Artesanal de Champagne, recheada com drágeas de licor de champanhe. O Boneco de Neve e o Papai Noel foram criados para decorar a mesa da ceia natalina e a linha de Pirulitos  de chocolate foi reforçada  com diferentes desenhos para encantar a garotada,  como o Papai Noel, Anjinho, Pinheirinho e Estrela.

      “Essas novidades estimularam o consumo per capita dos nossos clientes e as lojas conseguiram resultado melhor. Para isso, divulgamos os lançamentos na mídia, dando respaldo aos nossos franqueados”, comenta Stefenson Soalheiro. Segundo ele, a franquia é o principal negócio da Cacau Show e a abertura de novas lojas consegue alavancar negócios, tornando a marca mais conhecida e mais forte em vendas. A Cacau Show foi fundada em 1988e durante 13 anos vendia somente por catálogo, tendo aberto sua franquia em 2001. Sua meta é chegar a mil lojas franqueadas em 2010.

Novos investimentos

      O Grupo CRM, controlador da Kopenhagen, Brasil Cacau e Dan Top, afirma que  não sentiu os efeitos da crise em 2009. Os investimentos foram mantidos, especialmente os recursos destinados à construção do novo parque fabril em Extrema (MG), na ordem de R$ 80 milhões. Renata Vichi, Vice-Presidente do Grupo CRM, explica que não houve alteração no cronograma de lançamentos do Grupo CRM e nenhum investidor recuou na abertura de novas franquias. “O Natal para a Kopenhagen foi, como sempre, mágico. Tivemos 11 lançamentos para a data e ainda inovamos com um projeto cultural no qual os clientes eram presenteados com um livro de crônicas natalinas inéditas e um DVD com canções de Natal brasileiras gravadas em um show produzido especialmente para a Kopenhagen”, revela. Segundo ela, a produção destinada ao final do ano atingiu 275 toneladas, com a expectativa de arrecadação de R$ 34 milhões de faturamento.

     Neste último Natal, a Kopenhagen investiu em itens com maior valor agregado. Dentre eles, a edição limitada da caixa Special Fruits, que vinha com damascos e figos semicobertos por chocolate ao leite e laranjas cristalizadas e passas, totalmente cobertas pelo puro chocolate ao leite Kopenhagen. Em parceira com a Real Companhia Velha, também lançou garrafinhas de chocolate recheadas com o legítimo vinho do porto de qualidade superior, jovem e encorpado, o Porto Dom José Tawny. E em outra nobre parceria, com a Valrhona, criou um trio de tabletes de chocolates de origem, a partir de favas originárias da Ilha de Madagascar, Gana e Equador. Este produto continua em linha nas lojas, embalado em tabletes individuais.

      “O crescimento da rede pelo formato de franquias, sem dúvida, é um multiplicador de resultados e alavanca vendas. Em 2009, operamos com 260 lojas e temos como meta, para 2010, a abertura de mais 33 lojas. Nosso sistema de franquias começou há 20 anos, o que dá à Kopenhagen o título de precursora no sistema de franquias em lojas especializadas de chocolates finos”, assegura Renata Vichi.

     Desde 2000, a empresa acumula 259% de crescimento real no seu faturamento. Em 2009, a Kopenhagen registrou faturamento de R$ 160 milhões, com uma produção anual de cerca de 1.500 toneladas. Para 2010, a projeção é faturar R$ 181 milhões, com 15% de aumento nas vendas.

Início promissor   

      Na outra empresa do Grupo CRM, a Brasil Cacau, as vendas de dezembro superaram as expectativas. Inaugurada em janeiro de 2009, a mais nova controlada do Grupo surpreendeu pelo sucesso. Neste primeiro Natal da Brasil Cacau, a nova empresa apresentou o espírito do Natal brasileiro com uma linha composta por 3 tipos de panetones: Frutas, Gotas de Chocolate e Trufado, além de 2 sabores de trufas: Panetone e Nozes, Estrela de Chocolate, Caixas de Presente, Papai Noel e Boneco de Neve de chocolate,  todos elaborados com as melhores matérias-primas e o exclusivo chocolate Brasil Cacau.

      O processo de franquias também é recente, iniciado em junho de 2009 com a participação da Brasil Cacau na feira da ABF- Associação Brasileira de Franchising. Hoje, esta franquia já conta com 46 lojas, sendo 80%  franqueadas, o que contribuiu para os bons resultados de 2009. A meta é chegar a 500 lojas até 2011. Em 2009, seu primeiro ano de existência, a Brasil Cacau produziu 500 toneladas, aproximadamente. A intenção é a de multiplicar o volume produzido e atingir 5.000 toneladas/ano até 2011.