Nesse evento, realizado no hotel Copacabana Palace (RJ), o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, João Carlos Basílio da Silva, propôs a criação de um fórum que reúna governo e empresários para discutir a competitividade do setor exportador do país. Ao lado do presidente da Artecola, Eduardo Kunst, falaram em nome dos empresários presentes, e levantaram questões sobre a carga tributária e o câmbio. Getúlio Ursulino Netto, presidente da ABICAB, também foi um dos representantes do setor industrial.
O jantar da Apex-Brasil contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que elogiou a idéia da criação desse fórum, e também estimulou a que maior número de empresas brasileiras passem a operar no exterior. Segundo o presidente, bancos brasileiros precisam instalar-se nos mercados internacionais onde o Brasil é competitivo, para financiar as empresas brasileiras. “O Brasil necessita se transformar em um grande exportador de máquinas e equipamentos. Temos a possibilidade de financiar para todo o continente africano e para todo o continente latino-americano e passar a competir, nesse mercado, com a China”, afirmou.
Na ocasião, o presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, apresentou alguns números do desempenho da agência em 2009. Ao todo, a Apex-Brasil apoiou as exportações de 9.367 empresas brasileiras de 74 setores da economia, foi responsável por 15,51% da pauta exportadora do país e promoveu 357 ações de atração de investimentos. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, enalteceu, na pessoa do presidente Alessandro Teixeira, o trabalho da Apex-Brasil e classificou o órgão como um exemplo para outras instituições do governo por sua agilidade e competência apresentadas no desenvolvimento da promoção de exportações e da atração de investimentos.
Também participaram do jantar o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; o ministro das Cidades, Márcio Fortes; o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Leia íntegra da notícia em www.apexbrasil.com.br