Otimismo entre as micro e pequenas empresas

Depois da crise de 2009, o otimismo toma conta do mercado. A maior parte dos proprietários de micro e pequenas empresas pretende investir em seus empreendimentos durante este ano.

A pesquisa Expectativas das MPEs Paulistas para 2010, realizada no final de 2009 pelo Sebrae-SP, com empresas de micro e pequeno porte de todo o Estado, confirmou que as perspectivas favoráveis dos empresários para o seu negócio estão baseadas em expectativas de manutenção da inflação e melhora do nível de atividade da economia. Nesse cenário, para 72% dos empresários paulistas o faturamento da sua empresa irá aumentar e 71% planejam investir, principalmente, na compra de máquinas e equipamentos e na reforma das instalações.

As principais estratégias das MPEs para 2010 são o aperfeiçoamento dos produtos e serviços já existentes, citado por 88% dos proprietários e o lançamento de novos produtos e serviços, destacados por 80% do grupo de empresários ouvidos. Outro dado que denota esse otimismo é o fato dos empresários esperarem um aumento (51%) ou manutenção (44%) do número de empregados em 2010. Mais informações no link http://www.sebraesp.com.br/conhecendo_mpe/estudos_tematicos/expectativas_mpes_paulistas_2010