Vitrines no exterior em 2010

Fabricantes de balas, confeitos e chocolates terão, agora no início de 2010, ótimas oportunidades de conquistar novos mercados no exterior. Duas grandes feiras internacionais já têm data marcada: a  ISM2010 e a Gulffood 2010. A ISM2010 vai de 31 de janeiro a 3 de fevereiro em Colônia, na Alemanha. Já a Gulffood 2010 acontece de 21 a 24 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes, atraindo compradores do Oriente Médio e África, excelentes mercados potenciais para o Brasil.
Na sua 40ª edição, a ISM 2010 - International Susswaren Messe é a maior feira de balas e chocolates do mundo. Um número recorde de 37 empresas brasileiras estará na ISM 2010, sendo 30 sob o guarda-chuva da Sweet Brazil (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados - ABICAB). Em projeto da ABICAB em parceria com a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, os expositores vão se instalar em uma área de 720 metros, a maior já ocupada pelo Brasil na ISM.

Os associados da ABICAB participam da ISM há 19 anos. Na 39ª edição da ISM, em 2009, os negócios realizados pelos participantes do Brasil alcançaram US$ 61 milhões. Ou seja, um excelente retorno que justificou o investimento na participação. Segundo dados da Report 2009 ICA - International Confectionery Association, o Brasil é o quarto maior produtor mundial de confeitos e o 6° maior exportador desses produtos. Em 2009, mesmo com a crise internacional, o país conseguiu manter praticamente estáveis suas vendas ao mercado mundial - que tinham sido recorde em 2008 -, como também aumentar de 142 para 145 o número de países para onde vende suas balas, gomas de mascar, chocolates e amendoim.
O Brasil é o 1° produtor mundial de açúcar e o  5° maior produtor mundial de cacau, com um grande mercado interno, constituído por 85 milhões de consumidores ativos numa população de 192 milhões de habitantes. Esses fatores criam as condições essenciais para que as indústrias brasileiras de balas, confeitos e chocolates sejam competitivas e conquistem mercados no exterior. “ Estamos tendo crescimento expressivo em mercados não tradicionais, como Cingapura, Coréia do Sul e Rússia, embora ainda existam perdas nas vendas para os Estados Unidos, um dos nossos principais compradores”, diz o presidente da ABICAB, Getulio Ursulino Netto.

A seu ver, é importantíssimo para os exportadores marcarem sua presença em feiras, especialmente as internacionais. “É uma excelente oportunidade para o contato pessoal, o que significa estreitamento de laços e novas oportunidades de negócios”, enfatiza.
Lançamentos da Sweet Brazil
 
O otimismo dos brasileiros não foi abalado pela crise financeira internacional. Em agosto de 2009, na Sweet Brazil International – maior feira de confeitos do  Brasil -,  as indústrias lançaram 150 novos produtos, que serão apresentados na ISM 2010, onde também haverá novos lançamentos. Agora desembarcam no mercado internacional  novidades como:  
 

- As pastilhas de Morango com Menta e Laranja com Guaraná; e os chocolates com castanhas de caju e castanha do Pará, da Garoto; 

- Bala dura com recheio em pó, realçando o sabor da fruta; Chicle drageado com recheio líquido, com sabores refrescantes e de longa duração, para público jovem e adulto; e pirulitos com tatuagem e voltados aos adolescentes, da Peccin;  

- Chicle de bola de tênis; tubinho cítrico de morango e marshmallow Mickey, da Fini/Sanchez Cano
- As novas linhas Gourmet e Origem, da Harald, com os chocolates Unique, com alto conteúdo de cacau e classificados segundo origem; 
-  Pirulito 12g Pop Chicle Sortido, com os sabores Tutti Frutti, Morango, Cereja e Amora recheados com chicle em pacote sortido de 215g e 600g, da Berbau;  
- Marshmallow com recheio líquido, Balas de gelatina com recheio líquido, Chicle de Bola coberto com miçangas e recheio, Chicle de Bola com recheio líquido e com impressão no próprio produto, para crianças de 4 a 12 anos, da Sukest;  

- Chicles de bola com recheio líquido - 5 sabores de maior giro da categoria: tutti-frutti, hortelã, morango, uva e melancia; Chicles de bola recheados, em formato de coração, macios e super-coloridos, em 5 combinações de sabores: Framboesa+Limão, Melancia+ Limão, Morango+Melancia, Tutti-Frutti+Morango, Abacaxi+Uva; Balas de gelatina, em formatos de gomos de fruta, ursinhos, minhocas e corações, nos sabores morango, tangerina, framboesa, limão, maçã verde e uva; e a clássica pastilha menta em novo formato, todos da Docile;  

- A extensão da linha Máximo, com os novos sabores, Chocolate Branco e Crocante de Amendoim, da Jazam;  

- Balas de camomila e erva cidreira, feitas com extratos calmantes, da Confirma; 
 
Também os sabores tipicamente brasileiros estarão na ISM2010, como os caramelos da Embaré, todos feitos com leite fresco nos sabores tradicionais e os caramelos recheados sortidos  - chocolate recheado com coco (flocos), banana passa (banana desidratada) e menta (óleo de menta) e leite com recheio de limão (óleo de limão), morango (aroma natural) e goiaba (geléia de goiaba).
Já a Bel Chocolates leva a barra By Coco (com coco natural) e o Family Castanha de caju - Chocolate ao leite com castanha de caju. 
 
Venha nos visitar na ISM 2010 ! 
 
Hall 4.1, Brazilian Pavilian  

Para mais informações entre em contato com: 
 

Betise Head: + 44 7919 554443, betise@ajasolutions.co.uk , London 

Maria Luiza Abbott:  +44  772 0297199, cuca@ajasolutions.co.uk , London 
 

ABICAB – exportacao@abicab.org.br - www.abicab.org.br

Mercados em expansão no Oriente Médio
A Gulfood é a maior feira do setor de alimentos e bebidas do Oriente Médio e contará com 3.300 expositores este ano. “Quase 90% dos países do Oriente Médio importam alimentos industrializados e dependem dessa importação. Trata-se, portanto, de uma excelente oportunidade para produtores”, afirma  Helal Saeed Almarri, CEO do Dubai World Trade Centre. Haverá, também, o lançamento do Gulffood Majlis Club, uma plataforma comercial para incrementar e desenvolver novas oportunidades de negócios. Outra atração será o prestigiado Emirates International Salon Culinaire, numa associação com o Emirates Culinary Guild, que pretende atrair grandes chefes de cozinha em competição internacional de gastronomia.
Em sua última edição, a Gulfood recebeu cerca de 16 mil visitantes, em sua maioria compradores do Oriente Médio e África. Trata-se da primeira vez que a ABICAB coordena a participação do setor de fabricantes de balas, confeitos e chocolates nesta feira. Sete empresas confirmaram sua participação: Garoto, Docile, Peccin, Jazam, Nutrimental, Riclan e Aladim. Os expositores brasileiros estão motivados por se tratar de um mercado em crescimento a ser explorado.