Será realizada na Cidade do Panamá a Expocomer 2010, feira multisetorial promovida no Centro de Convenções Atlapa de 03 a 06 de março. Na 28ª edição, a Exposição Vitrine do Comércio Internacional apresenta oportunidades de negócios para os setores de alimentos, bebidas, têxtil, construção, tecnologia e serviços. Dirigida a um mercado aproximado de 50 milhões de consumidores, distribuídos entre América Central, Caribe e alguns países da América do Sul, a feira é visitada por compradores, varejistas, atacadistas, distribuidores e representantes.
O Pavilhão Brasileiro ocupa a maior área internacional da exposição, com 630 m2 divididos em 70 estandes de 9m2, do total de 20 mil m2. Os resultados de 2009 registraram a presença de 585 expositores de 35 países e 15.500 visitantes, dos quais 70% provenientes do Panamá e o restante da África, Américas, Caribe, Europa e Ásia, com a geração de negócios estimados em 150 milhões de dólares.
O Panamá está situado em posição geográfica vantajosa, que permite ser o centro de intercâmbio comercial que mais cresce na América Latina. O país vem trabalhando em uma política para atração de investimentos com ações que promovem a confiança dos investidores. Os principais atrativos são: estabilidade política, carga fiscal reduzida e burocracia mínima para a criação de novos negócios. Hoje o país focaliza esforços para a construção de casas de veraneio e grandes complexos turísticos. Sua principal área de livre comércio, a Zona Livre de Colón, é a segunda maior do mundo, abaixo apenas para a de Hong Kong.
A FIESP prepara a comitiva de industriais brasileiros ao evento. Os interessados devem entrar em contato com o Centro Internacional de Negócios de São Paulo, através do e-mail expocomer@fiesp.org.br, ou pelos telefones: (11) 3549-346 (Vânia Lopes) ou (11) 3549-4360 (Emily Machado). Informações sobre a programação da Expocomer 2010, pacote de viagens e vacinas estão no link http://www2.abracomex.org/index.php?getx=noticias&intId=155. O site da feira é www.expocomer.com