Empresas brasileiras ampliam negócios na ISM 

Empresas brasileiras formam a segunda maior delegação das Américas na feira em Colonia
 

As 30 empresas brasileiras de confeitos que participaram da International Susswaren Messe - ISM 2010, de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, em Colonia, na Alemanha – coordenadas pela ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau,  Amendoim, Balas e Derivados) e em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) fizeram mais de 1.100 contatos que geraram volumes de vendas em total superior a US$ 54 milhões, incluindo as expectativas de negócios para os próximos 12 meses criadas durante os quatro dias da feira. Segunda maior delegação das Américas na ISM este ano – os Estados Unidos levaram 40 empresas para a feira e o Brasil, 39 -, o setor ficou satisfeito com os resultados obtidos e interpreta o volume significativo de contatos e negócios como um dos sinais que confirmam a recuperação da economia mundial.

“Apesar da crise internacional, o Brasil manteve sua posição de global trader e o setor de confeitos, chocolate e amendoim conseguiu aumentar para 145 o número de países clientes. Alem disso, esse volume de vendas na ISM confirma nossa expectativa de que 2010 será melhor que 2009”, diz Getulio Ursulino Netto, presidente da ABICAB.

A boa participação brasileira na feira, segundo a ABICAB, está ligada a vários fatores, entre eles, a qualidade e a criatividade dos produtos levados à feira, os lançamentos apresentados, a determinação dos brasileiros em manter uma relação permanente de negócios com os clientes, os investimentos maciços nas linhas de produção e modernização do parque industrial. Na lista de sucessos do Brasil na ISM, a Sukest, que conseguiu incluir três novos produtos na relação das inovações da feira este ano, a volta da Erlan Balas e Chocolates depois de 7 anos de ausência da ISM, a estreia da brasileira Fini, subsidiária da espanhola Sanchez Cano, e os bons resultados do Projeto Trade, desenvolvido em parceria da ABICAB com a Apex-Brasil.

Quatro pequenas empresas  - Brassuco, Arco-Iris, Dalla Costa e Casaredo estiveram representadas por tradings  e já comemoraram contatos e resultados - “Sem o projeto trade, não teríamos dado esse pontapé inicial para a entrada da empresa no mercado internacional”, diz Diego Heineck, representante da Casaredo/DallaCosta.

Nos ultimos seis meses a indústria brasileira apresentou ao mercado internacional mais de 150 lançamentos (embalagens, sabores e formatos) de chocolates, balas, confeitos e amendoim. As empresas brasileiras também estarão na Gulfood, a feira de alimentos em Dubai, de 21 a 24 de fevereiro, e também já se preparam para a Sweet Brazil International 2010, em Curitiba.

Abaixo, a avaliação de parte das empresas brasileiras que participaram da ISM2010 sob a coordenação da ABICAB:

Bel Chocolates – tradicionais produtos da empresa, como King e Mega Show (barras de caramelo com amendoim e cobertas com chocolate) foram os mais procurados na ISM. A empresa exporta para 25 países e busca estabelecer parcerias de longo prazo – como é o caso de seu primeiro cliente no exterior, na Argentina, em 2000, que até hoje continua sendo um dos fiéis compradores da Bel, segundo Fabricio Bedushi Beloti, gerente de exportação. 

Berbau – os novos pirulitos recheados de chicle lançados na feira conquistaram clientes novos e antigos que passaram pelo estande, mas eles também confirmaram o sucesso de produtos tradicionais, como as balas sortidas com sabores brasileiros (café, amendoim, melão e abacaxi), além dos sucos de frutas do Brasil (maracujá, graviola e manga). Fundada em 1939, a Berbau começou a exportar há dez anos e já está presente em 15 paíse. Na feira, fez contatos em novos mercados na África, segundo Daniela Pernambuco, do setor de exportação, que destaca a flexibilidade da Berbau para atender o perfil de cada mercado. “Alguns países só aceitam produtos aromatizados artificialmente, outros, só naturais, os tamanhos de embalagens também variam. Por isso, a empresa adapta o produto segundo a exigência de cada um”, diz Daniela Pernambuco, que salientou também a qualidade dos visitantes na ISM, entre distribuidores, importadores, grandes redes do atacado e varejo. 

Chocolates Garoto lançou na ISM 2010 os seus tabletes de chocolates com novo layout, que dá maior percepção de cremosidade, e com os novos sabores: 55% de cacau e barra de chocolate ao leite com mistura de castanhas brasileiras, caju e castanha do Pará. A empresa também lançou bonbons Garoto, com polpa de fruta natural e cobertura de chocolate (de banana, amora, ameixa, figo e damasco e em pacotes de 5 quilos). “No caso dos bonbons de frutas, estamos dando atenção especial  aos países do Oriente Médio e América do Norte, já os novos tabletes são para todos os clientes de forma geral, nos países onde já estamos e novos mercados”, diz Ricardo Rocha, gerente de exportação da Garoto. A Garoto exporta para mais de 60 países e a ISM confirmou novamente a posição de best seller do bonbon Serenata de Amor e da caixa amarela de bonbons sortidos, segundo Rocha.

Docile - Rafael Agostini, gerente de exportação da Docile, considera que a feira foi um sucesso para a empresa. “Recebemos o dobro de pessoas em  relação ao ano passado e ninguém falou em crise, ou propunham manter o volume que tinham ou aumentar as compras. Criamos boas perspectivas para 2010 com base nos contatos que fizemos na feira”, diz Agostini. A Docile lançou na ISM o Explode Coração, um chicle de 4g no formato de coração, com listas e cores das duas frutas que entram na composição para formar os sabores framboesa e limão, melancia e limão, uva e abacaxi, morango e melancia e tutti- frutti e morango. Outro produto que chamou a atenção na feira, segundo Agostini, foi a clássica pastilha de hortelã no seu novo formato salva-vidas, também lançado na feira.

Dori lançou na ISM uma linha de caramelos mastigáveis direcionada para a Copa do Mundo, com tatuagens de bandeiras e camisas das seleções dos países e figuras de grandes jogadas. “A novidade teve alta aceitação e praticamente todos os nossos clientes regulares que nos visitaram na feira já fizeram encomendas”, diz Carlos Cesar de Assis, gerente de exportação da Dori. A empresa já exporta para 70 países e, segundo Assis, a feira não ofereceu novos mercados, mas sim a oportunidade de encontrar os clientes do mundo inteiro em um mesmo lugar.

Embare lançou na ISM o caramelo Mini, de 4,2g, nos sabores tradicionais de leite, leite condensado e o novo sabor de morango com iogurte, e em embalagens de 100 unidades, para atender demanda nos mercados da América Central. Mas a novidade conquistou clientes também da Argentina e do Paraguai na própria feira. Ainda em Cologne, a Embaré apresentou nova embalagem e design para os caramelos recheados (chocolate com recheio de coco, menta e banana e de leite recheado com limão, goiaba e morango),  agora vendidos em caixas de 240g para entrar no mercado de linha premium. A empresa, que já exporta para 50 países os seus caramelos - todos feitos com leite fresco -, conquistou dois novos mercados, Argélia e Tunísia, e fechou três grandes novos projetos na feira. “O melhor da ISM foi ter fechado com nossos clientes regulares todos os negócios para 2010”, diz Solange Isidoro, gerente de exportação da Embaré.

Erlan – Depois de 7 anos sem ir à ISM, a Erlan voltou este ano e, segundo Leonardo Peixoto, gerente de comércio exterior, o saldo é muito positivo. A empresa, que já exporta para 26 países, na feira iniciou projetos em novos mercados, como Venezuela, Ucrânia e Sérvia, e em regiões dos Estados Unidos para onde ainda não exporta, como a Flórida. “Tanto os resultados da ISM como os negócios que fizemos nos dois primeiros meses mostram que 2010 será melhor que 2009”, diz Peixoto. 

Fini/Sanchez Cano – subsidiária brasileira da espanhola Sánchez Cano, a Fini lançou na ISM a linha Sweet Bee para o mercado internacional, que inclui as já consagradas balas de gelatina e marshmallows, em novas embalagens coloridas e formatos diferentes, incluindo cerejas, números, corações, dentadura de vampiro, ossinhos  e ursinhos. Na ISM, a Fini brasileira fez negócios com compradores do Canadá, Estados Unidos, Dubai, Venezuela, Filipinas, Síria, Colômbia e Arábia Saudita, interessados em fazer encomendas dos produtos e também em produção de marca própria, segundo Daniela Azevedo, do departamento de importação e exportação. No Brasil há 9 anos, a empresa investiu R$ 2 milhões em uma nova linha de produção em 2010 e a partir de março começa a produzir balas de licorice e ampliar a linha Sweet Bee. “Todos os nossos produtos são da linha premium”, diz Azevedo.

Harald – produtora de ingredientes para indústrias de alimentos, padarias, hotéis, restaurantes e catering (HORECA), a Harald exporta para 30 países e na ISM, o destaque ficou com os países árabes. Entre os produtos que mais chamaram atenção, Stick (dark chocolate flavoured stick para ser usado em recheio de croissants e pastries), Ganache, a linha Gourmet e os recheios forneáveis (recheios que podem ser levados ao forno com temperaturas de até 200ºC). Na ISM este ano, a empresa teve resultados ainda melhores que no ano passado. “Tivemos maior movimento no estande do que em 2009, fizemos novos contatos com distribuidores em países onde já estamos presentes e também recebemos clientes em potencial de países onde ainda não estamos”, diz Milena Boggio, da Divisão de Comércio Internacional da Harald.

Jazam - “Para nós, a feira deste ano foi melhor que a de 2009, pois embora o número de pessoas tenha sido um pouco menor, elas vieram com mais objetividade, para fazer negócios”, diz Adriano Colombo Gabaldi, gerente de exportação da Jazam. A mpresa lançou uma expansão da linha de chocolates Máximo, também com novos tamanhos (120g, 40g e 18g) e o É Show, rolinho de chocolate ao leite com embalagem para supermercados e lojas de conveniência. Mas o tradicional Ducrem (cremes sabor avelã com leite condensado, rice crispies ou napolitano, em potinhos de plástico) manteve sua posição de carro-chefe.

Peccin – os lançamentos, como os pirulitos To a fim e Fika+ com 6 tipos de tatuagens – como beijo e coração – nos sabores cereja, uva e morango cativaram clientes antigos e novos na América do Sul e Central. Também chamaram a atenção o chicle Tribola, mastigável, crocante e recheado, bem como o pacote de Balas tropicais sortidas. “Atualmente exportamos para 70 países e na ISM fechamos pedidos em 5 países novos”, diz Dirceu Pezzin, presidente da empresa. Uma das caracteríticas da Peccin, de acordo com o seu presidente, é fazer adaptações a seus produtos segundo demanda do mercado, como por exemplo, usar produtos com aromas naturais para o mercado Europeu, onde esta é uma das exigências.

Prodasa/Confirma - os destaques da empresa entre os compradores na ISM este ano foram a bala dura de amendoim e a linha de balas FruMix, com dois sabores de fruta na mesma bala (laranja com morango, framboesa com cereja). A empresa já exporta para 40 países, conquistou um novo mercado na feira, a Guiné Equatorial, e recebeu compradores antigos e novos de diferentes regiões, entre eles dos Estados Unidos, Japão, Espanha, Canadá. “O número de visitantes caiu em relação a anos anteriores, mas quem veio, veio para fazer negócio”, diz Cleber José Vorussi, gerente de marketing da Prodasa.

Riclan – A empresa já exporta para 40 países e na feira fechou os últimos detalhes do lançamento no Reino Unido da tradicional Freegells (bala dura mentolada e refrescante nos sabores eucalipto, cereja e extra-forte) que existe há 25 anos no Brasil, onde é uma das líderes de vendas. “Estamos entrando no Reino Unido, nosso primeiro mercado na Europa Ocidental, para disputar com os grandes do setor”, diz Antonio Romualdo da Silva, gerente de exportação da Riclan. Os dois lançamentos da empresa na ISM, caramelos My Toffee e o chicle Buzzy Croc, chamaram a atenção na feira, segundo Romualdo, justificando a estratégia da empresa de inovar e manter o mesmo padrão de qualidade para atrair dos clientes novos e antigos que visitaram o estande.

Sukest conseguiu emplacar seus lançamentos – o marshmallow com recheio líquidos nos sabores manga e limão, balas de gelatina com recheio líquido no sabores limão, uva, laranja e morango; chicle com cobertura de miçangas e recheio líquido e chicles com olhos assustadores e recheio líquido – no salão de inovações na ISM. E isso já trouxe resultados imediatos. “Trouxemos o mix acertado e produtos de alto nível, o que nos permitiu conquistar clientes em mercado maduros como Japão, Estados Unidos, Alemanha e Gra-Bretanha durante a feira”, diz Mauro Paparelli, gerente de marketing da Sukest. Segundo ele, o número de visitantes ao estande foi um pouco maior que no ano passado e a qualidade deles foi ainda melhor.

Vonpar Alimentos, que controla Wallerius Doces e Alimentos, Chocolates Neugebauer e Doces Mu-Mu, trouxe para a ISM dois lançamentos, o pirulito Beija-Coração da Wallerius nos sabores framboesa e cereja com tutti-frutti, que pinta a língua e faz tatuagens; na linha de chocolates, o Bonetto, chocolate meio amargo com doce de leite, e o Premium 1891, com 70% de cacau, em embalagens de 80g e 20g, seguindo a tendência mundial de produtos menores.

Para maiores informações, por favor entre em contato com:  Maria Luiza Abbott:  +44  772 0297199, cuca@ajasolutions.co.uk, London

ABICAB – exportacao@abicab.org.brwww.abicab.org.br, Brazil


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