Fabricantes brasileiros presentes à Gulfood em Dubai

Associados da ABICAB em contato com compradores do Oriente Médio e África na Gulfood, realizada de 21 a 24/02, estimam potencial de negócios da ordem de R$ 4,7 milhões 


Oito expositores brasileiros estiveram presentes na Gulfood 2010, realizada de 21 a 24 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes. Nos quatro dias da feira, os fabricantes brasileiros do setor de chocolates, balas e confeitos conseguiram 618 contatos  e encetaram negócios da ordem de R$ 4,7 milhões.  A expectativa é dobrar número de participantes do Brasil na Gulfood 2011.

A Gulfood é a maior feira do setor de alimentos e bebidas do Oriente Médio e contou com 3.300 expositores neste ano, que receberam a visita de compradores do Oriente Médio e África. Trata-se da primeira vez que a ABICAB coordenou a participação do setor, capitaneando oito empresas expositoras: Aladim, Balas Berbau, Chocolates Garoto, Docile, Jazam, Nutrimental, Peccin e Riclan.  Todos foram unânimes em elogiar a maneira como o evento foi organizado e comemoraram os bons resultados obtidos.

Quatro dos participantes – Aladim, Chocolates Garoto, Docile e Peccin – aproveitaram a ocasião para conhecer o escritório da APEX, em Dubai, onde foram recebidos pela Fabiana Giuntini, Gerente Geral do Escritório.  Ela explicou que o local funciona como um centro de informações para as empresas brasileiras interessadas em exportar para o Oriente Médio. Quase 90% dos países daquela região importam alimentos industrializados e dependem dessa importação, constituindo-se num excelente mercado. Além de grande importador, Dubai também funciona como centro exportador/distribuidor com importância estratégica no Oriente Médio.
   
Confira os comentários dos participantes:

“Feira excelente com grande visitação, não só de países árabes, como de diversos países africanos”, diz Daniela Pernambuco, gerente de exportação da Berbau.

“Conseguimos abrir mercados onde não atuávamos”, afirma Adriano Gabaldi, gerente exportação Pompeia S.A. – Jazam.

Para Flavio Guerra, da Riclan, a feira foi excelente local para novas relações comerciais: “Tivemos ótima oportunidade para contatar clientes e prospectar negócios em potencial”.