Pesquisa revela detalhes sobre o comportamento de compra no período da Páscoa.


Entender os hábitos do consumidor na Páscoa é fundamental para que a indústria do chocolate produza melhor e com mais acerto para otimizar as vendas no período. O comércio, por sua vez, poderá atender os clientes e contribuir para sua total satisfação.

Com o objetivo de compreender melhor como as pessoas agem em suas compras neste período do ano, a Revista Supermercado Moderno encomendou à consultoria Around Research uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor de ovos de chocolate. Foram entrevistados 750 consumidores de todo o País e os resultados revelam que a maioria dos pesquisados  adquire mais de dois ovos, opta por marcas conhecidas, pesquisa preços e acaba deixando para comprar na última semana da Páscoa. Além disso, 76% planejam comprar ovos de tamanhos menores.

Os números da pesquisa SM/Around Reserarch mostram que 69% dos entrevistados disseram comprar mais de dois ovos na Páscoa. Desse total, 38% afirmam adquirir acima de três unidades. Um dado importante: 56% levam tanto ovos para crianças quanto para adultos. Como as pessoas, na sua maioria, compram vários ovos, acabam preferindo os de menor tamanho. O estudo da Around Research revela que 43% dos pesquisados optam por ovos com peso entre 220 g e 270 g e 33% pelos que têm entre 160 g e 180 g. Ou seja, 76% preferem ovos entre 180g e 220g. Hoje o consumidor encontra uma variedade maior de tamanhos inferiores a 300g, com preço mais acessível, o que estimula a venda deste tipo de produto.

Outra conclusão interessante é que somente 30% dizem preferir ovos com personagens infantis. Os produtos com brinquedos interessam mais às crianças entre 8 e 10 anos. Já os adolescentes preferem ovos de marcas que expressam status e valores reconhecidos por eles. Do total, 46% disseram comprar ovos com e sem brinquedos. Mas 47% preferem os que não trazem brindes, sendo que somente 7% optam pelos que tem esse diferencial. O chocolate puro ainda é o mais consumido. Segundo a pesquisa, 75% afirmam comprar essa versão. O branco fica na vice-liderança, com 64%, e o crocante aparece como terceiro da lista, citado por 54% dos respondentes.

Daniela Casabona
Daniela Casabona,
da Around Research
Outro fator que parece pesar na decisão de compra de ovos de páscoa é a marca do produto, valorizada pelo consumidor. A Nestlé vem em primeiro lugar, com 87% da preferência dos entrevistados. É seguida pela Lacta, com 65% e pela Garoto, com 59%. Já as demais marcas aparecem com menos de 25% de citações. Na opinião de Daniela Casabona, coordenadora de Pesquisa e Atendimento da Around Research, essas  marcas  lideram a preferência dos consumidores devido a seus altos investimentos em marketing. Graças a isso, acabam por confiar e nelas reconhecer a qualidade e sabor de seus produtos. Além da marca, o preço contribui para a escolha, pois 73% dos respondentes afirmam pesquisar por preços mais baixos.

Deixar as compras para o último momento é um hábito do consumidor brasileiro que permanece na época da Páscoa. A pesquisa SM/Around revela que 77% fazem as compras na semana anterior à data. Do universo pesquisado, 34% compram apenas três dias antes, 26% com antecedência de sete dias e 17% fazem as compras na véspera. O calor, que dificulta o armazenamento em casa, e descontos nos preços que o varejo intensifica nos três dias anteriores à Páscoa, acabam por incentivar as compras em cima da hora.

 
 
Gráficos da pesquisa: SM/Around Research

Veja a íntegra da pesquisa nos sites: http://www.sm.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=8&infoid=8591&cmt=1  http://www.sm.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=8591&sid=8&index=3
http://www.sm.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=8591&sid=8&index=2