Preços do açúcar apresentam tendência de queda

O preço elevado da principal matéria-prima do setor de chocolates e balas está em declínio e deve retomar os níveis anteriores ao início de 2010 


Uma boa noticia para os fabricantes de chocolate, balas e confeitos: as cotações do açúcar registram recuo em março e a tendência para os próximos meses é de queda.

Os preços em baixa ocorrem agora após a matéria-prima ter alcançado, no início de 2010, a cotação mais elevada dos últimos 29 anos. A alta acentuada teve razões em fatores externos, como a quebra na safra da Índia e a ação de especuladores no mercado das commodities, somada aos problemas climáticos nas regiões produtoras brasileiras onde houve excesso de chuva e, em conseqüência, o atraso na moagem da cana de açúcar.

Daqui em diante, segundo análise do Departamento de Economia da ABICAB, o cenário se mostra mais otimista face ao recuo do preço internacional e ao início da colheita e processamento da safra 2010/2011 no Brasil.

A atual expectativa de recuo nas cotações só poderá se alterar em caso de adversidades climáticas que prejudiquem a colheita no Centro-Sul do Brasil, região que lidera a produção do açúcar. Ou, no cenário mundial, se a Índia retomar as importações do produto.