Fabricantes de ovos de chocolate apresentaram grande número de lançamentos a 82 jornalistas de todo o país. A presença da imprensa atingiu o recorde de participação nesta 8ª edição do evento promovido pela ABICAB em 24/02 em São Paulo
Fabricantes de ovos e produtos de Páscoa comprovaram sua competência e sua capacidade de inovação no Salão de Páscoa 2010 promovido pela ABICAB no Maksoud Plaza, em São Paulo. Com 14 empresas participantes, o evento confirmou sua história de sucesso e 80% dos itens apresentados para a data promocional constituem-se em lançamentos.
Na abertura, o presidente da ABICAB, Getulio Ursulino Netto, lembrou que a Páscoa é uma dessas ocasiões em que as pessoas se sentem felizes em presentear e receber produtos feitos com o chocolate, alimento que proporciona um prazer único. “Para atrair a atenção do consumidor, os fabricantes de chocolate devem investir em novos apelos e formatos. A indústria tem o desafio de se renovar a cada ano pois a oferta na Páscoa atinge 80% de lançamentos”, afirmou.
Na Páscoa, a indústria do setor usa toda a criatividade. “O Brasil é um país cuja tradição de Páscoa é muito forte e onde os consumidores apreciam sempre novidades”, afirma Luiz Felipe Rego, vice-presidente da área de Comunicações da ABICAB. “A decisão de escolha do produto para presentear neste ano será uma atividade muito divertida”, assegura.
Em 2009, de acordo com o instituto Nielsen, o varejo movimentou cerca de R$ 736 milhões somente em ovos de chocolate, faturamento 7,2% superior a 2008.
Embalagem sofisticada e redução de calorias
Para cativar o consumidor na data comemorativa da Páscoa, as linhas de produtos recebem tratamento especial no quesito embalagens. Há quem diga que o prazer de consumir um ovo de chocolate começa na embalagem. Além do esforço de modernização nas estampas e personagens, os fabricantes inovam também na escolha de materiais que protejam os ovos e figuras de chocolates e têm utilizado acrílico, latas decoradas e laços de fitas especiais.
Neste ano, a indústria do setor apresenta novos sabores e mais opções destinadas a quem possui algum tipo de restrição alimentar. Chegam ao mercado mais ovos sem adição de açúcar, com baixas calorias, sem lactose e há o aumento significativo da oferta de ovos com maior concentração de cacau. “O ovo de chocolate é mais do que um produto alimentício para o consumidor brasileiro. O ovo de Páscoa é um presente e uma manifestação de carinho entre as pessoas. Esse comportamento combina muito com a idéia de surpresa”, comenta o presidente da ABICAB.
Preços acompanham inflação
Tudo indica que, com a estabilidade da economia brasileira, o consumidor brasileiro irá comprar mais ovos em 2010 pois haverá produtos acessíveis a todos os bolsos. “Apesar dos aumentos dos preços da manteiga de cacau, que é vendida em dólar, e do açúcar, fizemos gerenciamento interno para garantir preços acessíveis. O reajuste irá acompanhar a inflação dos últimos 12 meses”, afirma Carlos Cortez, gerente de produto da Lacta.
Por sua vez, a Kopenhagem e a Nestlé estimam aumento médio de 3% no valor dos produtos da sua linha de Páscoa 2010. Já a Cacau Show avalia que os preços dos produtos em suas lojas estarão de 6% a 8% mais caros