Apesar da crise econômica, as vendas no varejo alimentar surpreenderam em 2009. As vendas acumuladas do setor supermercadista cresceram 5,51% em relação ao ano anterior, segundo o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A indústria, por sua vez, encerrou 2009 com crescimento de 2,9%, ajustou estoques e aumentou a utilização da capacidade instalada.
A reação positiva das vendas no varejo foi comprovada pelo instituto de pesquisas Nielsen. Das 159 categorias auditadas e comercializadas no varejo no ano passado, 42% registraram aumento de vendas em volume superior a 3%; 35% permaneceram estáveis, e 24% apresentaram queda. Essas conclusões foram apresentadas na 11ª edição da pesquisa Líderes de Vendas, apurada pelo instituto Nielsen para revista SuperHiper (edição de março/2010), da Abras.
O estudo mostra que as vendas no autosserviço, em sete áreas auditadas no País, cresceram 2,2% em volume, com faturamento 3,8% acima de 2008. Os preços reais, deflacionados pelo IPCA de 4,9%, ficaram 1,5% mais elevados. Com exceção de bazar, que registrou queda de 3,8% no volume comercializado, todas as cestas registraram aumento nas vendas. O setor de perecíveis cresceu 6,5%, o de limpeza, 3,8 e o de bebidas, 7,7 %. O açúcar apresentou expressiva queda de 6,5% nas vendas devido ao aumento de preço. Outras categorias que venderam menos em 2009 foram cigarro, uísque, conhaque, condicionador para cabelo, inseticida, farinha de trigo, alimento para cães, vermute e extrato de tomate, devido a mudanças de hábitos.
Vale destacar que os supermercados com 20 a 49 check-outs tiveram o maior aumento de vendas, com 9,3% de acréscimo. Já as lojas menores, com cinco a nove check-outs, registraram desempenho expressivo com aumento de 7% no volume de vendas, sendo de 12,3% sua contribuição em valor.
Veja nas tabelas abaixo as marcas mais vendidas do setor de confectionery e seus respectivos fabricantes nos segmentos Chocolate: Tablete, Confeito, Em Pó, Bombom e Candy Bar. Bala: Caramelos, divididas por regiões Nielsen.