
Foi exatamente o que fez o empresário pernambucano Romildo Tavares de Melo, que, aos 67 anos de idade, em vez de se aposentar, arregaçou as mangas e criou um plano audacioso para disputar o mercado de suco de frutas, dominado pela gigante Coca-Cola, com a marca Del Valle. Para tanto, fundou a Ebba - Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos, em Recife. Em 2007, ele e seus irmãos venderam usinas de cana da família para a francesa Louis Dreyfus por um valor estimado de R$ 1 bilhão. Em seguida, negociaram a venda da marca de chinelos Dupé para a Alpargatas. Com dinheiro em caixa pronto para ser investido, resolveram expandir o negócio de sucos. E assim compraram da Kraft a marca Maguary, criada pelos Tavares de Melo e depois vendida para a Souza Cruz, e a uniram à Dafruta, outra marca do grupo. Dessa união surgiu a Ebba, que ampliou sua participação no mercado e atingiu a cifra de R$ 260 milhões no ano passado.
A recém-criada Ebba tornou-se um player forte e disposto a lutar por maiores fatias, transformando-se em ameaça à liderança de um concorrente gigantesco: a Coca-Cola, dona da marca Del Valle. Apenas seis meses depois de assumir a operação das fábricas da Maguary, a Ebba dobrou sua participação no segmento de sucos prontos para beber com suas duas marcas. Assim, ascendeu do 4º para o 2º lugar em vendas nacionais, com 10,7% de participação no mercado de sucos.
A estratégia adotada pela Ebba foi a de reforçar o time de vendas com 110 novos gerentes, vendedores e supervisores. Desse modo, conseguiu aproveitar uma brecha aberta pela líder Coca-Cola, que na época coordenava a unificação de suas três marcas (Del Valle, Minute Maid Mais e Kapo). Em 2010, a Ebba pretende aumentar a linha de produtos e investir em publicidade e marketing. Além disso, os Tavares de Melo também planejam novas aquisições com a meta de crescer e expandir suas marcas em escala nacional.
Veja a integra do case no link:
http://www.ebba.com.br/planeta-ebba/edicao-09