Missão de negócios na Ásia

De 17 a 21 de maio, a missão brasileira visitará os mercados emergentes na Indonésia, Malásia e do Vietnã, que têm registrado forte incremento nas exportações do setor

Está em formação a Missão Empresarial do Brasil à Indonésia, Malásia e ao Vietnã, sob a coordenação do  Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX, em parceria com as entidades do setor produtivo, a Confederação Nacional da Indústria – CNI, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP e com o Ministério das Relações Exteriores – MRE.

No período de 17 a 21 de maio, a Missão Empresarial visitará esses três países do Sudeste Asiático, considerados como um dos mais atraentes mercados consumidores do mundo. Sua localização estratégica, próxima a potências econômicas como Japão, China, Índia e Coréia do Sul, torna a região propícia para gerar oportunidades de desenvolvimento do comércio e de investimentos brasileiros.

A Indonésia, Malásia e o Vietnã são mercados emergentes que chamam a atenção dos exportadores. A Indonésia apresentou um crescimento econômico superior a 6,1% em 2008. Entre 2003 e 2008, as exportações brasileiras para esse país alcançaram US$ 2,25 bilhões. Com a Malásia, o comércio do Brasil quadruplicou na última década e chegou a US$ 2,5 bilhões em 2008. Já o Vietnã é um dos expoentes do Sudeste Asiático ao apresentar  crescimento médio de 7,8% entre 2002 e 2007. Nos últimos cinco anos, o comércio Brasil–Vietnã multiplicou-se por oito e, em 2009, registrou US$ 560 milhões em exportações.

O total em volume exportado pela indústria brasileira de balas, amendoim e chocolate para a Indonésia, Malásia e o Vietnã foi de 374.323 kg em 2008 e de 442.751 kg em 2009. As exportações resultaram no faturamento bruto de US$ 3,424 milhões em 2008 e US$ 4,057 milhões  em 2009, respectivamente.

Maiores informações e inscrições para a missão no link: http://www.apexbrasil.com.br/emails/_missoes/2010/ind-mal-vie/01/