Docile projeta dobrar o faturamento em três anos

Situada entre os maiores fabricantes de candies do País, a Docile lança novos produtos e investe na reformulação das marcas Minty, XClé e Docigomas

A Docile, maior produtora nacional de pastilhas, pretende dobrar seu atual faturamento de R$ 56 milhões no próximo triênio e alcançar a cifra de R$ 112 milhões.  Para atingir esse objetivo, a empresa, que cresceu 33% nos últimos cinco anos, planeja  inaugurar  um centro de distribuição no Nordeste e investir na marca.

As principais linhas – pastilhas Minty, gomas de mascar XClé e das balas de gomas Docigomas - passaram por recente reformulação. A começar pela marca Docile, que foi retrabalhada de forma que o conceito da empresa refletisse o negócio. Assim, foi criado o slogan Docile – Faça um desejo, acompanhado de um gimmick – a fada Docilili –, simbolizando a missão do fabricante em oferecer delícias no dia a dia do consumidor.

Os produtos lançados no segundo semestre de 2009, o chicle recheado Zoah! e as balas de gelatina Gummies, desembarcaram no mercado posicionados de acordo com a nova política da empresa. “Investir em marca é fundamental, pois estamos saindo de uma cultura meramente industrial para uma cultura de mercado, onde queremos ser reconhecidos não só por qualidade mas por inovação e por nossa capacidade de distribuição”, afirma Ricardo Heineck, Diretor de Compras e Marketing.

A Docile também reformulou as pastilhas refrescantes Minty, que apresentam agora novo conceito, novas embalagens, adequação na fórmula e o personagem Pinty. A estratégia tem por objetivo estabelecer a maior aproximação da linha com seu público-alvo, formado por pré-adolescentes e jovens adultos. Foram criadas novas embalagens, com o uso de cores intensas, e a fórmula é mais refrescante nas oito opções de sabores mentolados: hortelã, morango, cereja, menta fresh, citrus, melão, hortelã extraforte e o lançamento canela. O preço médio do stick com 10 unidades é de R$ 0,25, nos pontos-de-venda de todo o Brasil.

A campanha de comunicação desenvolvida pela agência gaúcha Braind conta com internet e merchandising. O hotsite www.minty.com.br disponibiliza dicas, downloads e promoções com aplicativos em redes sociais. Já o material de PDV envolve régua de gôndola, móbile e wobbler.


A linha Explode Coração, lançada no primeiro semestre de 2010, combina cores e sabores inéditos em chicles de bola recheados. A novidade – que permite degustar num só chicle dois sabores diferentes – é resultado de uma tecnologia em maquinário, que representou investimentos da ordem de dois milhões de euros, com equipamento importado da Alemanha com capacidade de produção de 52.500.000 unidades/mês.

Apresentada nas versões Morantutti (morango e tutti-frutti), Morancia (morango e melancia), Frambolim (framboesa e limão), Limancia (limão e melancia) e Uvacaxi (uva e abacaxi), a linha Explode Coração é vendida em sachês individuais ou em tiras com cinco unidades. O preço médio nos pontos-de-venda é de R$ 0,15 para a unidade e de R$ 0,75 para as tiras.

Fundada em 1991, em Lajeado (RS), a Docile é hoje a maior produtora nacional de pastilhas e a segunda no ranking brasileiro na fabricação de balas de goma. Com a receita líquida de R$ 56 milhões e produção mensal de 1.400.000 quilos, seu portfólio é composto de 140 itens, com destaque para as linhas Docigoma, Minty,Tandy, XClé e Zoah!. A Docile atua em todo o território brasileiro e exporta para 50 países.