Encontro de varejo recebeu a visita de compradores internacionais, e o setor de confectionery realizou bons negócios
O setor de confectionery conseguiu excelentes resultados com a sua participação na APAS 2010, feira realizada pela Associação Paulista de Supermercados de 10 a 13 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo. A Abicab esteve presente na APAS 2010 por meio dos associados e do seu presidente, Getulio Ursulino Netto, que representou também a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ele destacou a importância do evento, uma vez que a APAS se consolidou como a segunda feira brasileira mais importante para o setor após a Sweet Brasil.
A APAS, a cada ano, aumenta a visibilidade dos expositores no mercado interno e tem registrado o aumento de visitantes internacionais. Neste ano, 20 fabricantes do setor de confectionery estiveram presentes, superando a edição de 2009, quando a feira reuniu 17 expositores deste setor.
Por ser realizada em São Paulo, o maior centro gerador de negócios do País, a APAS permite que os participantes aproveitem a infraestrutura local para agendar rodadas de negócios, visitas técnicas e missão de jornalistas. Durante a feira, as empresas associadas à Abicab receberam contatos da América Latina (México, Argentina e Venezuela, dentre outros países), América do Norte (EUA), África (África do Sul e Angola) e do Oriente Médio (Emirados Árabes e Arábia Saudita); e seis expositores ainda participaram da rodada de negócios com compradores árabes.
De acordo com a organização da feira, o volume de negócios realizados na APAS 2010 atingiu R$ 4,5 bilhões na 26ª edição do Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados. O número representa montante 29% superior ao registrado no ano passado. “O sucesso da feira é resultado da economia consolidada em 2009, que começou com incertezas, no início do ano, mas foi retomada pela confiança do brasileiro, principalmente na indústria de alimentos”, analisa João Sanzovo Neto, presidente da APAS.
Em 2010, o evento reuniu 550 empresas expositoras, 31% a mais que em 2009, que atraiu cerca de 72 mil visitantes, volume 2% superior ao ano passado.