Apex promove a ida de empresas brasileiras para incrementar negócios em Angola
De 20 a 25 de julho próximo será realizada a Filda 2010, feira multissetorial anual em Luanda, capital de Angola. A participação brasileira na Filda 2010 está sendo promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Em 2009, o evento contou com 43 empresas brasileiras que realizaram negócios da ordem de US$ 31 milhões.
A Filda é um evento muito importante para o setor de confectionery, na medida em que o mercado angolano é o segundo maior em exportações para o continente africano, vindo depois da África do Sul, que ocupa o primeiro lugar. No ano passado, as exportações do setor de chocolates, balas, confeitos e amendoim para Angola atingiram US$ 11 milhões. Trata-se de um valor bastante expressivo, considerando-se a crise econômica mundial de 2009. Na verdade, as exportações do setor de confectionery para Angola estão crescendo nos últimos anos: foram U$ 8 milhões em 2007 e US$ 13 milhões em 2008.
Como atividade paralela, a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (CIN) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), organiza uma Missão Empresarial para Luanda que deverá levar cerca de 30 empresários brasileiros para conhecerem o mercado africano e manterem contatos com importadores locais. Essa missão ocorre durante o período da Filda.
Em 2010, o Brasil estará presente na Filda com os setores de agronegócio (alimentos, bebidas e tecnologia agropecuária); artigos pessoais como calçados; vestuário; perfumaria; produtos de limpeza; casa e construção; produtos químicos e farmacêuticos; máquinas, equipamentos e motores; veículos; e serviços de cinematografia, impressos, arquitetura e engenharia.
O Pavilhão Brasileiro na Filda, organizado pela Apex, conta com cerca de 700 m² e está localizado na ala internacional da feira. Neste ano, devem participar cerca de 50 empresas brasileiras com atuação no mercado angolano, que buscam distribuidores e importadores, além de promover maior visibilidade para suas marcas e seus produtos. Para serem selecionadas a uma vaga no Pavilhão Brasileiro, devem estar classificadas como empresas com experiência em exportações no cadastro do CRM da Apex-Brasil.
Atualmente, o Brasil é o quarto fornecedor de Angola, vindo depois de Portugal, Estados Unidos e China. A intenção do Brasil é liderar a parceria comercial com Angola ao fornecer produtos acabados, exportar tecnologia e assessoria técnica e firmar negócios tanto no setor industrial como em agropecuária.
Informações e inscrições na Unidade de Relações com Clientes da Apex: (61) 3426 0202 ou pelo e-mail: apex@apexbrasil.com.br
Mais detalhes sobre a feira: www.filda-angola.com; www.fil-angola.co.ao ou pelo link http://www.apexbrasil.com.br/portal_apex/publicacao/engine.wsp?tmp.area=27&tmp.texto=7317