Kraft busca crescer com rede de distribuição da Cadbury

A americana Kraft Foods Inc. assume o controle da britânica Cadbury e planeja utilizar a rede de ditribuição da Cadbury para entrar nos mercados emergentes

Irene Rosenfeld, diretora-presidente da Kraft Foods Inc.
Irene Rosenfeld,
diretora-presidente
da Kraft Foods Inc.
A diretora-presidente da Kraft Foods Inc., Irene Rosenfeld, planeja usar a rede de distribuição da Cadbury em mercados emergentes como Brasil, Índia e México para vender mais produtos da Kraft. Nos EUA, a meta é usar a forte presença da Cadbury em lojas de conveniência, onde a britânica vende os chicletes Trident e Dentyne, para estender aos biscoitos Oreos e Ritz, fabricados pela Kraft.

Em fevereiro deste ano, foi realizada uma das maiores aquisições da indústria alimentícia mundial. A americana Kraft Foods Inc. adquiriu a indústria alimentícia inglesa Cadbury pelo valor de 11,6 bilhões de libras esterlinas, ou 18,9 bilhões de dólares, e assim surgiu o maior fabricante global de doces.

A Kraft Foods Inc. é a maior empresa de alimentos dos EUA e, com a fusão, passa de segunda maior do mundo para o primeiro lugar. Fundada em 1903, pertenceu à  Philip Morris e foi vendida em 1988 pelo valor de U$ 12,9 bilhões, um recorde na época. No Brasil, a Kraft Foods adquiriu a Lacta em 1996. Sua sede brasileira fica em Curitiba, onde produz marcas consagradas como o Bis, Diamante Negro, Sonho de Valsa e Laka, além dos sucos Tang e Fresh.

A  Cadbury, por sua vez, foi criada  na Inglaterra em 1824, por John Cadbury. Aqui no Brasil, sua fábrica, localizada em Bauru (SP), é uma das mais modernas da América do Sul, onde emprega perto de 1.000 pessoas. A planta ocupa área de 32 mil m²,  e  a maior parte da produção, concentrada nas marcas Trident, Halls, Chiclets e Bubbaloo, é destinada ao mercado nacional. Parte do volume produzido no País é exportado para países como África do Sul, Colômbia e Estados Unidos, entre outros.

Informações nos links:

http://netmarinha.uol.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=28837:kraft-busca-crescer-com-rede-de-distribuicao-da-cadbury&catid=15:outras&Itemid=7
http://www.correiodobrasil.com.br/noticia.asp?c=162602
http://www.cadbury.com.br/Pagina.aspx?nome=fabrica