Barry Callebaut inaugura fábrica de chocolates em Extrema

Com capacidade de 20 mil toneladas/ano, a empresa internacional visa atender aos segmentos do food service, além do mercado industrial
Estiveram presentes na inauguração da fábrica em Extrema (MG) Juergen Steinemann, Diretor Geral da Barry CalleBaut, Getulio Ursulino Netto, Presidente da Abicab e Andreas Jacobs, Presidente Global da Barry Callebaut
Estiveram presentes na inauguração da fábrica em Extrema (MG) Juergen Steinemann, Diretor Geral da Barry Callebaut, Getulio Ursulino Netto, Presidente da Abicab e Andreas Jacobs, Presidente Global da Barry Callebaut

A Barry Callebaut, maior fabricante de chocolate bruto para indústria do mundo, inaugurou em Extrema (MG) sua primeira unidade industrial na América do Sul. A fábrica recebeu investimento de U$ 15 milhões (R$ 28 milhões) e conta com capacidade anual de 20.000 toneladas, que poderá ser dobrada com a mesma infraestrutura.

Segundo Bertrand Remy, Diretor das operações brasileiras da Barry Callebaut, o principal objetivo é a empresa se tornar o fornecedor número um de chocolate industrial para a indústria de produtos alimentícios do Brasil. A nova fábrica produzirá chocolate negro, ao leite e branco, bem como compostos para clientes industriais e artesanais, mas nenhum produto para o consumidor final.

A utilização da capacidade da planta deverá aumentar rapidamente, uma vez que 80% da produção da fábrica serão direcionados para o mercado de serviços alimentícios de rápido crescimento que inclui restaurantes, cadeias de fast-food, padarias, docerias, fornecedores, hotéis, chocolatiers, hospitais e cantinas de escolas. O que não for absorvido pelo segmento premium do mercado deverá ser vendido diretamente às indústrias, em forma líquida.

Para a distribuição dos produtos alimentares fabricados em Extrema, a Barry Callebaut assinou um acordo com a Bunge  que atende, diariamente, 25.000 pontos de venda no Brasil. O quilo do produto deverá custar cerca de R$ 18,00.

A operação da companhia faz parte da estratégia de crescimento em nações emergentes. Hoje, 17% da receita anual de R$ 7,9 bilhões da empresa no mundo já provêm desses novos mercados. A Barry Callebaut está presente no Brasil com uma fábrica de cacau em Ilhéus (BA), desde 1999, e emprega mais de 300 pessoas no País. Atualmente, a empresa opera 9 fábricas de chocolate e cacau nas Américas. O Brasil servirá como plataforma de expansão dos negócios da empresa para a América do Sul.

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Mais informações nos links:
http://economia.ig.com.br/empresas/industria/brasil+sera+ponte+para+expansao+da+barry+callebaut+na+al/n1237638039206.html
http://www.alimentoseguro.com.br/noticias4331.asp

Fotos: Photopress/AP Photo/Nelson Antoine