A Barry Callebaut, maior fabricante de chocolate bruto para indústria do mundo, inaugurou em Extrema (MG) sua primeira unidade industrial na América do Sul. A fábrica recebeu investimento de U$ 15 milhões (R$ 28 milhões) e conta com capacidade anual de 20.000 toneladas, que poderá ser dobrada com a mesma infraestrutura.
Segundo Bertrand Remy, Diretor das operações brasileiras da Barry Callebaut, o principal objetivo é a empresa se tornar o fornecedor número um de chocolate industrial para a indústria de produtos alimentícios do Brasil. A nova fábrica produzirá chocolate negro, ao leite e branco, bem como compostos para clientes industriais e artesanais, mas nenhum produto para o consumidor final.
A utilização da capacidade da planta deverá aumentar rapidamente, uma vez que 80% da produção da fábrica serão direcionados para o mercado de serviços alimentícios de rápido crescimento que inclui restaurantes, cadeias de fast-food, padarias, docerias, fornecedores, hotéis, chocolatiers, hospitais e cantinas de escolas. O que não for absorvido pelo segmento premium do mercado deverá ser vendido diretamente às indústrias, em forma líquida.
Para a distribuição dos produtos alimentares fabricados em Extrema, a Barry Callebaut assinou um acordo com a Bunge que atende, diariamente, 25.000 pontos de venda no Brasil. O quilo do produto deverá custar cerca de R$ 18,00.
A operação da companhia faz parte da estratégia de crescimento em nações emergentes. Hoje, 17% da receita anual de R$ 7,9 bilhões da empresa no mundo já provêm desses novos mercados. A Barry Callebaut está presente no Brasil com uma fábrica de cacau em Ilhéus (BA), desde 1999, e emprega mais de 300 pessoas no País. Atualmente, a empresa opera 9 fábricas de chocolate e cacau nas Américas. O Brasil servirá como plataforma de expansão dos negócios da empresa para a América do Sul.
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Fotos: Photopress/AP Photo/Nelson Antoine