Os supermercados e os hipermercados são os locais preferidos pelos brasileiros na hora de comprar. O consumidor, porém, não mantém fidelidade ao ponto de venda e diversifica cada vez mais os canais de compra. Essa constatação faz parte do estudo realizado pela Kantar Worldpanel em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados. De acordo com a pesquisa, 74% dos compradores brasileiros não mantêm fidelidade ao ponto de venda e frequentam três ou mais canais. Nesse cenário, o que mais se destaca é o autosserviço, que respondia por 58% das compras em 2005 e em 2009 passou para 60%. O setor supermercadista do Brasil registrou, em 2009, faturamento de 177 bilhões de reais, com o incremento nominal de 11,7%; e real de 6,5%, comparado ao ano anterior.
Alta infidelidade
Apesar do crescimento do autosserviço, seus índices de retenção e de lealdade são baixos. O hipermercado apresenta um índice de retenção de 23% e apenas 6% de fidelidade. Em contrapartida, é nas grandes lojas que acontece o maior nível de obtenção de novos compradores: 19%. “Os hipermercados são altamente atrativos pela força das promoções, pela intensidade do marketing e devido ao amplo sortimento. Sabem como nenhum outro canal trazer novos compradores. Ainda não descobriram, porém, uma fórmula para fidelizar e reter esses consumidores”, observa Fatima Merlim, diretora de Retail da Kantar Worldpanel.
Outro canal que vem ganhando espaço ao longo dos anos é o atacadista, que saltou da representatividade de 2% em 2005 para os atuais 3,4%. Esse tipo de estabelecimento tem se mostrado importante, principalmente, para quem faz as compras de abastecimento, que representam 63% desse total. O comprador do atacado gasta cerca de R$ 125,73 e vai ao ponto de venda, em média, oito vezes por mês, levando 11 itens por ida. O seu índice de fidelidade, porém, também é reduzido, com apenas 6%.
O canal com maior índice de lealdade dos consumidores (48%) é o varejo de proximidade (lojas de bairro, vizinhança e pequenos supermercados de grandes marcas), cujo sucesso está na proximidade da casa do comprador. O baixo nível da inflação verificado no Brasil nos últimos anos criou um novo perfil de comprador que busca o varejo de proximidade em razão da comodidade e rapidez. Hoje, 18,6% dos gastos das famílias já são com esse tipo de canal. Neste caso, porém, 40% deste total são destinados para compras de reposição. O tíquete médio de compras neste tipo de estabelecimento é de R$ 23,63, para um total de 51,8 idas ao ponto de venda para comprar cinco itens por ida. Quase que a totalidade dos compradores de atacado, 96%, também frequenta o varejo de proximidade, sendo que um terço (33%) das pessoas que fazem compras nesse tipo de canal adquire produtos específicos em momentos de urgência.
Dentro do varejo de proximidade, um canal que também vem crescendo é o farma (farmácias e drogarias), que já responde por 2,3% dos gastos das famílias. Segundo o estudo, 60% das compras de necessidades específicas são realizadas nesse tipo de estabelecimento. O comprador do canal farma vai cerca de 4,4 vezes ao ponto de venda, onde compra 2,7 itens por vez e gasta, em média, R$ 33,34.
Mais informações sobre o estudo da Kantar Worldpanel nos links:
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=118346 http://www.abras.com.br/superhiper/superhiper/ultima-edicao/materia-de-capa/
http://www.abadnews.com.br/newsn.php?codigo=1296&origem=email
http://www.newtrade.com.br/noticia_interna.php?id=606
http://www.newtrade.com.br/noticia_interna.php?id=645