A Harald, maior fabricante nacional de chocolates industriais, em que detém participação de 65%, tem planos de expansão para 2010. A empresa, que faturou R$ 350 milhões em 2009, com produção anual de 70 mil toneladas, quer atingir R$ 440 milhões neste ano. Para conquistar essa meta, deverá lançar novos produtos com cacau de origem controlada da Amazônia e aprimorar canais de venda. Além disso, dará início ao processo de abertura de fábricas no México e na Colômbia, com operação prevista para 2011. Atualmente, a empresa exporta para vários países, como EUA, Emirados Árabes e Argentina. A Neugebauer informa que o objetivo é dobrar a participação das exportações no faturamento da empresa, de 6% para 12%.
Mercado industrial e linha artesanal
Os chocolates da Harald são usados por empresas como Bauducco, Kibon e McDonald’s. Só no primeiro trimestre de 2010, já alcançou 14,6% do faturamento estimado para este ano. O número acima do previsto foi impulsionado pela alta no mercado durante a Páscoa.
“Outra chave para o crescimento da marca é agregar valor aos produtos”, diz o presidente, Ernesto Ary Neugebauer, que também anuncia parcerias com produtores de cacau do Norte e Nordeste para criar uma identidade para os chocolates industriais produzidos pela Harald. “Fornecemos produtos gourmet, com selos de procedência da matéria-prima”, assegura.
Hoje, a empresa vende diretamente para mais de 7.500 clientes ativos. Isso significa que ao menos um produto Harald já é fornecido para cerca de 80% das padarias brasileiras. “O mercado B2B, formado pelas indústrias de biscoitos, chocolates, sorvetes, panificação, entre outras, mantém ritmo forte de crescimento e representa 25% dos negócios da empresa”, aponta Jacob Cremasco, diretor-comercial.
Segundo o presidente da Harald, várias ações estão sendo planejadas para alcançar o cliente institucional, especialmente em datas comemorativas. A meta é atingir no mínimo 17 SKU’s em média vendidos por cliente. Além do canal de distribuição especializado em food service que atende ao mercado de restaurantes, pizzarias, hotelaria e cozinhas industriais, a empresa também vai incrementar a oferta de barras para o consumidor final.
Com a linha de chocolates Melken, a Harald comemora o aumento de vendas de 23% no primeiro trimestre do ano, comparado a igual período do ano anterior. São barras de chocolate com pura manteiga de cacau nas versões: Ao Leite, Branco, Meio Amargo, Dark e Blend, em embalagens de 400 gramas para os supermercados e de 1 kg e 2,300 kg para os transformadores. Estão previstos o lançamento de mais 6 produtos que vão somar aproximadamente 100 novos itens ao portfólio atual.
Recentemente, a Harald finalizou seu plano de investimentos na fábrica de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, que consumiu R$ 50 milhões nos últimos cinco anos. “Nossos novos equipamentos são iguais aos melhores da Europa”, diz o presidente Ernesto Ary Neugebauer. Atualmente, a companhia tem capacidade para 78 mil toneladas por ano, com área instalada de 12 mil metros quadrados.
Chocolate é tradição de família A Harald foi fundada em 1982 em Porto Alegre (RS), por Ernesto Harald Neugebauer (já falecido), em sociedade com os filhos Ernesto Ary e Werner. Em 1981, quando a Neugebauer – a mais antiga fabrica de chocolates do País, fundada em 1891 – foi vendida ao grupo Fenícia, Ernest Harald, neto dos fundadores alemães, decidiu montar uma indústria de chocolates industriais. Assim surgiu a Harald, que atua em todo o Brasil. Em 1991, inaugurou a unidade fabril de Santana de Parnaíba (SP) e, em 2002, transferiu toda sua produção para a atual planta. Atualmente, a Harald conta com 10 categorias de produtos, como barras, coberturas, inclusões e confeitos (flocos de arroz, cereal coberto com chocolate e gotas sabor chocolate) e drageados (granulados e miçangas) entre outros. Mais informações no site: www.harald.com.br |