Rede de lojas investe em estilo diferenciado

A empresa mineira Planet Chokolate anuncia plano de marketing de R$ 1,4 milhão e amplia sua nova fábrica em SP para abastecer a rede de 26 lojas franqueadas



Outra empresa a apostar na formação de redes de lojas franqueadas para expandir sua atuação é a Planet Chokolate, de Belo Horizonte. Com apenas três anos de existência, conta com 26 unidades franqueadas e faturou R$ 11 milhões em 2009. Na atual fase de expansão, prevê inaugurar mais 30 unidades até o término de 2010 em diversas localidades brasileiras. A expectativa é atingir faturamento de R$ 15 milhões até o fim deste ano.

No balanço prévio da Páscoa 2010, a Planet Chokolate registrou aumento nas vendas de 40%. Com a lucratividade média de 23% para o franqueado, a franquia tem atraído investidores interessados neste setor, que fatura hoje aproximadamente R$ 5 bilhões por ano.

Wallace Tonon, fundador da Planet Chokolat
Wallace Tonon, fundador
da Planet Chokolate
O segredo do sucesso da Planet Chokolate está na diversificação: além de lojas e quiosques de fondue de chocolate, seu fundador, Wallace Tonon, também criou o Chocolônia, um parque temático itinerante.  Mas a grande arrancada da empresa reside no investimento de R$ 3,8 milhões aplicados na fábrica localizada em Santana do Parnaíba, em São Paulo.

A nova planta da Planet Chokolate tem capacidade de 20 toneladas/mês e agrega uma central de distribuição com caminhões refrigerados.  Outros R$ 4 milhões deverão ser injetados na unidade neste ano para aumentar a produção até 70 toneladas/mês em 2011. O fornecimento próprio deve sustentar o plano de expansão da Planet Chokolate, que prevê 400 lojas nos próximos cinco anos.

A empresa anuncia que irá investir R$ 1,4 milhão para ampliar sua participação de mercado, hoje em 10%, para 30%. Em paralelo, reformulou produtos, embalagens e layout das lojas. O objetivo é aumentar em 40% as vendas dos franqueados, devido à redução do prazo de entrega de 10 para 3 dias dos itens nas lojas franqueadas.

Para atrair o consumidor, a Planet Chokolate criou o conceito Planeta de Atitudes, com destaque para o design inovador dos produtos, o ambiente de loja e o detalhe das embalagens. Foram criadas 6 diferentes linhas com 150 variações: Music, Street, Retro, Art, Classic e Kids. O novo carro-chefe é o Chamfer, um bombom trufado em 12 sabores, dos quais o Truffel é bem conhecido dos clientes. Outros lançamentos são as Crossbar, barras de chocolate em dez sabores; a Slang, língua de gato; e a Pop Planet, pipoca doce coberta com chocolate em pote exclusivo.

Para difundir a marca e vender o conceito da franquia, está em construção em São Paulo uma loja conceito, denominada Planet Chokolate Experience, com 140 metros quadrados, pé-direito duplo e iluminação diferenciada. O investimento exigido para uma loja-padrão da rede mineira varia entre R$ 150 mil e R$ 400 mil, dependendo do tamanho e da localização do ponto comercial.