Com foco em novas fronteiras

Abicab busca parcerias com o Sebrae e com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial para fornecer apoio a micro e pequenos fabricantes do setor
A Abicab esteve reunida com representantes do Sebrae Nacional, em Brasília, no fim de junho passado. O foco da reunião foi a apresentação da Abicab e a verificação das condições de atuação do Sebrae na realização dos projetos internos da Associação de forma a estimular o desenvolvimento e crescimento dos fabricantes de micro e pequeno portes.

Em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos - Apex Brasil, a Abicab trabalha em um projeto de exportação elaborado para os próximos cinco anos. Daí o interesse para que o Sebrae apoie indústrias de menor porte para o desenvolvimento de novos produtos e as tornem capacitadas para exportar parte de sua produção.    

Em razão de o Sebrae Nacional atender a todos os Estados do Brasil, foi verificado inicialmente de que formas o Projeto Sebrae/ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial poderá articular ações junto às micro e pequenas indústrias dos setores de chocolate, balas e amendoim no Brasil.

A proposta do Sebrae e ABDI visa capacitar as empresas de menor porte quanto à gestão de compras de matérias-primas, venda dos bens acabados, coordenação dos recursos financeiros, gestão dos recursos humanos, capacitação dos fornecedores e implementação de inovações tecnológicas e embalagens. Após a capacitação de seus gestores, a cargo do Sebrae, cabe à ABDI financiar as inovações tecnológicas e as reestruturações necessárias.
LEGENDA
Bernardo de Barros Bareto - Assessor de assuntos governamentais (Fiesp);
Maria Regina Diniz de Oliveira - Unidade de Atendimento Coletivo-Indústria
Alimentos e Cosméticos e Kelly Cristina Valadares de Pinho Sanches -
Gerente-Adjunta Unidade de Atendimento Coletivo-Indústria (Sebrae);
Karina Moraes – Departamento de Economia (Abicab)