Escola alemã ZDS, especializada em confectionery, visita a Abicab e o Cereal Chocotec, no Ital

A Diretora-Técnica, Andrea Pernot-Barry, manifesta intenção em estabelecer parcerias para difusão da tecnologia do setor

LEGENDA
Leopoldo Horle (CornProducts), Coordenador do Conselho de
 fornecedores; Andrea Pernot-Barry, Diretora-técnica da ZDS;
Getulio Ursulino Netto – Presidente Abicab; Dra. Marise B. Queiroz
– Ital/Cereal Chocotec; Dra. Denise Jardim – Ital/Cereal Chocotec;
José A. Bertoli, Vice-Presidente de Desenvolvimento de negócios
e aplicação de ingredientes da América do Sul da CornProducts
Andrea Pernot-Barry, Diretora-Técnica da ZDS, esteve em visita à sede da Abicab, acompanhada por dois representantes da Corn Products: Leopoldo Horle, Coordenador do Conselho de Fornecedores, e José A. Bertoli, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios e Aplicação de Ingredientes na América do Sul.

A ZDS é uma importante escola da Alemanha destinada a aperfeiçoar a formação de pessoal especializado da indústria de confectionery de diversos países, por meio de treinamento em vários idiomas, cursos técnicos (teóricos e práticos), palestras e seminários. A entidade é patrocinada pelo governo alemão e também pela indústria de confectionery daquele país e serviu de modelo para que, em  2000, a Abicab criasse em São Paulo, juntamente com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), o Cereal Chocotec, com as mesmas finalidades.

Durante sua estada no País, em junho, a Diretora-Técnica e professora da ZDS foi convidada a conhecer as instalações do Cereal Chocotec nas dependências do Ital, em Campinas.  Andrea Pernot-Barry trouxe importantes dados a respeito das atividades da escola alemã de tecnologia. Ao mesmo tempo, tomou conhecimento do mercado brasileiro e do atual estágio de desenvolvimento da área técnica das indústrias associadas à Abicab, por meio de informações prestadas pelas dras. Denise Jardim e Marise Bonifácio Queiroz, responsáveis pelos Projetos de Inovação e pela Vice-Diretoria da Unidade, respectivamente.

Na ocasião, foi discutida a possibilidade de troca de atualizações tecnológicas entre a ZDS e o Cereal Chocotec. “A ZDS tem uma excelente estrutura e conta com equipamentos de última geração. Portanto, seria interessante uma parceria com essa entidade”, explica a Dra. Marise Bonifácio Queiroz. Em contrapartida, o Cereal Chocotec também pode acrescentar conhecimentos à escola alemã, uma vez que realiza pesquisas como o estudo sobre o cacau de origem, que se encontra em andamento.

A diretora-técnica da ZDS mostrou-se bastante interessada nesse estudo, além de se confessar positivamente surpresa com o alto grau de desenvolvimento tecnológico da indústria de confectionery no Brasil e entusiasmada com a perspectiva de estabelecer áreas de cooperação.