Abicab e Abad: parceria de sucesso

A feira Sweet Brazil International realizada com a mostra Abad ofereceu ambiente dinâmico para promover relacionamento comercial e bons negócios
A 13ª Sweet Brazil International recebeu mais de 33 mil visitantes
A 13ª Sweet Brazil International recebeu mais de 33 mil visitantes
Aliança bem-sucedida entre dois setores que trabalham de forma alinhada e eficiente – este conceito resume a parceria proveitosa entre a Sweet Brazil International e a Convenção Anual da Abad. 

Em agosto último, as feiras Sweet Brazil International e 30ª Convenção Anual do Atacadista e Distribuidor, realizadas em conjunto no Expotrade Center, em Curitiba, receberam o público recorde de 33 mil visitantes. O sucesso expressivo do evento confirma a trajetória de sucesso entre as duas entidades.  

A sinergia entre as duas associações é antiga. Historicamente o canal indireto, formado por atacadistas e distribuidores, sempre teve forte atuação na comercialização dos produtos do setor “doceiro”. Em 2002, durante a gestão do empresário Paulo Pennacchi na presidência da Abad, foi formada a aliança com a Abicab, liderada por Getulio Ursulino Netto. Naquele ano, foi decidido incorporar a Sweet Brazil à Convenção Anual da Abad. A razão é que a feira do setor atacadista/distribuidor tinha porte nacional e já contava com expositores do setor de candies.  A iniciativa visava estimular outras indústrias de confectionery a participar de um evento nacional de  expressão e também maximizar os investimentos dos expositores na atividade promocional. 

A Abicab reúne mais de 100 associados do ramo de chocolates e candies. O canal indireto, representado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), é o principal canal de vendas dos produtos das indústrias filiadas à Abicab no Brasil, respondendo por 90% da distribuição de balas e confeitos, 56% de chocolates e 75% de amendoim.  

“Nossa relação de respeito com a Abicab fez com que esta parceria de mais de 9 anos continue a dar frutos e a acumular resultados. A Abicab tem sido fundamental para trazer seus associados ao evento, abrilhantando nossa mostra de produtos com a presença das principais indústrias do segmento e com os diversos lançamentos realizados durante a feira. Além disso, como o segmento de chocolates e candies possui uma notável vocação exportadora, a Abicab sempre traz missões de compradores de outros países que conferem uma dimensão internacional ao evento”,  afirma Carlos Eduardo Severini, presidente da Abad. 

Segundo o presidente da Abad, um dos grandes destaques deste ano foi o grande estande da Kraft-Cadbury, “uma prova de que a fusão dessas duas grandes empresas realmente traz a intenção da soma e não da divisão”. Outro ponto forte foi o volume de lançamentos realizados durante a feira, que somaram mais de 150 novos produtos.

A participação do setor representado pela Abicab também tem aumentado e hoje já corresponde a cerca de 25% do espaço da área de exposição.  “O crescimento do segmento dentro da feira reflete o desenvolvimento das empresas participantes e o brilhante trabalho institucional desenvolvido pelas duas entidades, que garantem a satisfação dos expositores”, diz Severini.  

Ele comenta que está em andamento uma proposta de criação de um ambiente especifico para a categoria de confectionery dentro dos estabelecimentos varejistas, apoiado pela Abad, Abicab, Popai Brasil, pelas indústrias e pelos atacadistas distribuidores. A base do projeto é desenvolver um tipo de loja especializada em alimentos doces dentro da loja varejista e, dessa forma, promover e divulgar maior número itens de cada fabricante. 

Abad 2010 e Sweet Brazil estimulam a capacitação
Convenção anual do setor apresentou palestras e iniciativas para aprimorar as práticas comerciais do canal indireto 

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Participaram da abertura oficial do evento
Getulio Ursulino Netto, presidente da Abicab e representante da Fiesp,
Paulo Pennacchi, Presidente do Sinca/PR
Carlos Eduardo Severini, presidente da Abad,
Orlando Pessutti, Governado do Estado do Paraná e
Luciano Docci, Prefeito de Curitiba
A 30ª Convenção Anual do Atacadista e Distribuidor e a Sweet Brazil International, realizadas no Expotrade Convention Center, em Curitiba,  de 16 a 19 de agosto, receberam um  público recorde de mais de 33 mil visitantes da cadeia do abastecimento do País e também do exterior. 
O evento reuniu mais de 250 expositores numa área de 30 mil metros quadrados e promoveu dois dias de palestras técnicas, com vistas à atualização e ao treinamento dos profissionais presentes.  
Durante o evento, a Abad  apresentou a segunda edição da Loja Modelo Varejo Competitivo, cujo objetivo é mostrar ao pequeno varejo como melhorar a operação e se tornar mais eficiente e rentável.  O espaço foi totalmente montado com base  nas boas práticas do varejo e apresentou  aos participantes formas inovadoras de exposição, lançamentos de produtos, novidades em tecnologia e em estrutura de retaguarda, além das melhores práticas em atendimento ao consumidor. 

Números do setor
De acordo com o ranking Abad/Nielsen,  o setor atacadista e distribuidor apurou em 2009 crescimento real de 4,1% e faturou um total de R$ 131,8 bilhões, R$ 11 bilhões a mais do que em 2008. A participação do atacado nas vendas tem permanecido estável, acima dos 50% nos últimos cinco anos. Em 2009, correspondeu a 52,2% de tudo o que foi distribuído no mercado mercearil do País, movimentando o equivalente a cerca de 5% do PIB. 
Para 2010, a expectativa da entidade é atingir crescimento ao redor de 6%, devido ao aumento do poder de compra do brasileiro, e  também em decorrência dos investimentos de empresas atacadistas e distribuidoras, que têm  aprimorado o elo de parceria entre a indústria e o varejo. 

Números Totais do Setor Atacadista e Distribuidor
Faturamento Total
   R$ 131,8 Bilhões 
Participação no Mercado Mercearil
   52,2%
Pontos de vendas Atendidos
   1 milhão
Área de Armazenagem
   8.213.529 milhões de m²
Funcionários 
   245.576
Vendedores Diretos
   34.706
Representantes Comerciais Autônomos
   88.154
Frota de Veículos Próprios
   37.683


Fonte Nielsen - Números ref. 2009 

Setor atacadista confirma tendência de crescimento
Em 2009, o setor atacadista registrou expansão de 4% e estima concluir 2010 com aumento de 6% no faturamento

Após a palestra de abertura proferida pelo economista e ex-ministro da Fazenda, Mailson da Nóbrega, que traçou as perspectivas do cenário econômico, o presidente da Abad,  Carlos Eduardo Severini, em seu discurso de boas-vindas,  ressaltou o crescimento contínuo do setor atacadista e distribuidor ao longo dos últimos dez anos. “A criação da Abad foi fundamental para demonstrar à sociedade o peso e a importância do nosso setor no cenário econômico nacional”, disse. 

Dados apresentados pela Nielsen no último Ranking Abad mostraram que o setor mercearil brasileiro faturou R$ 252,7 bilhões em 2009, sendo o atacado distribuidor responsável por 52,2% desse total. Isso equivale a R$ 131,8 bilhões em 2009, um acréscimo de R$ 11 bilhões em relação ao resultado de 2008. "É um montante significativo, que representa aproximadamente 5% do PIB", disse o presidente da associação.  O crescimento real do setor em 2009 foi de 4,1% sobre o ano anterior, e para este ano a previsão é consolidar 6% de crescimento.”