Sweet Brazil 2010 alavanca exportações

Com a presença de compradores estrangeiros, a feira reforça uma série de ações de incentivo do produto brasileiro no mercado internacional

Está delineado um cenário positivo e promissor para as exportações brasileiras do setor de confectionery. No primeiro semestre de 2010, os segmentos que registram os melhores resultados foram o de chocolate, com crescimento de 9,1% nas vendas externas, e o de amendoim, que teve alta de 12%. Em 2009, o Brasil exportou US$ 293 milhões em chocolates, balas e gomas de mascar para 146 países, atingindo todos os continentes.

Em 2010 está ocorrendo a recuperação da crise econômica financeira internacional que traz como resultado o crescimento das compras mundiais, avalia Rafael Prado Ribeiro, gestor do setor de Exportação da Abicab.  Além disso, as empresas do País estão investindo em novas fábricas, tecnologia e promoção comercial. Outro ponto favorável é a realização de ações de marketing internacional por parte da Abicab, com o apoio da Apex-Brasil.

Nesta 13º Sweet Brazil International, além dos compradores estrangeiros que visitaram a feira, a Abicab trouxe um grupo de 20 importadores argentinos e americanos para negociar com os associados. Por meio do Projeto Comprador, foram realizadas 168 reuniões entre empresas brasileiras e os importadores, com a geração de negócios imediatos na ordem de US$ 560 mil, além da perspectiva de fechamento de US$ 3,2 milhões em contratos nos próximos 12 meses. Quatro jornalistas estrangeiros também vieram a convite da Abicab e já estão veiculando matérias positivas sobre o setor em revistas especializadas em confectionery.

Atenta ao cenário internacional, a Abicab iniciou no 2º semestre de 2010 o Planejamento Estratégico de Exportações, com base nas definições das empresas associadas para os próximos cinco anos. A equipe de Exportação cresceu e a área de Inteligência Comercial foi implementada. A partir do planejamento, as ações de Promoção Comercial serão focadas em cinco mercados prioritários no próximo biênio: EUA, México, Canadá, Rússia e Arábia Saudita. Para maximizar os resultados, feiras, missões, rodadas de negócios e anúncios em revistas especializadas internacionais estão entre as ferramentas a serem utilizadas.