Venda de caramelos e toffees alavancam o resultado da empresa mineira e atenua a perda de competitividade do leite em pó frente aos importados
Graças ao desempenho das vendas de caramelos e toffees, a produtora de lácteos mineira Embaré deverá fechar 2010 com aumento de 20% a 28% no faturamento: a receita deverá passar dos R$ 509 milhões, obtidos em 2009, para R$ 650 milhões este ano. O segmento de candies corresponde a 8% do faturamento e tem 52% da sua produção exportada.
O carro-chefe da Embaré é o leite em pó, responsável por 80% das vendas. A valorização do real, porém, segundo o diretor da empresa, Haroldo Antunes, está “sacrificando o negócio”. Ele explica que a produção de um quilo de leite em pó custa para a Embaré R$ 6,50, enquanto o importado sai por R$ 5,10. Mesmo assim, a sua produção na planta da fábrica mineira deverá aumentar entre 21% e 22% em 2010, o que não será suficiente para que a unidade de leite em pó, com capacidade de cinco mil toneladas mensais, opere a plena carga.
A unidade recebeu, em 2008, investimentos de R$ 65 milhões para ampliação da sua capacidade e modernização. Em 2010, a Embaré devera investir R$ 8 milhões para a reposição de equipamentos.