Abicab/Sicab realinham suas estratégias para 2011/2015

Com a presença dos Associados Fabricantes e Fornecedores, o I Encontro Nacional da Indústria de Chocolate, Balas & Confeitos e Amendoim, em Gramado, foi palco de análise das ações de estímulo à competitividade e ao crescimento das empresas


Foto1: Getulio U. Netto, Presidente da Abicab e Ubiracy Fonseca, Vice-Presidente Chocolate do Sicab
Foto 2: Diretoria e staff da Abicab na reunião preparativa do evento


Os empresários do setor de confectionery de todo o Brasil, cerca de 80% dos produtores do setor, estiveram reunidos para discutir e fixar as diretrizes para o planejamento estratégico dos setores de chocolate, balas & confeitos e amendoim para os próximos cinco anos. O cenário atual e a definição dos próximos objetivos foram temas analisados durante o I Encontro Nacional da Indústria de Chocolate, Balas & Confeitos e Amendoim, realizado em Gramado (RS), durante os dias 15, 16 e 17 de outubro, promovido pela nova Diretoria da Abicab. O evento contou com o patrocínio da Caotech B.V., Chocolates Caracol, Converplast Embalagens, Copersucar, Corn Products, Duas Rodas Industrial, Florestal, Indeca – Indústria e Comércio de Cacau, Lynkin Trading / Acma e Tangará Foods.

Com base na perspectiva de crescimento econômico, os participantes – executivos e dirigentes das empresas associadas da Abicab e do Sicab e também os seus fornecedores associados – discutiram planos previamente elaborados para as estratégias a serem adotadas até 2015, a fim de atender ao mercado consumidor que se expande em todas as regiões do País. Além do mercado interno, o setor brasileiro analisou estratégias para atuar na exportação, que atende a 146 países clientes. 

Na ocasião, o presidente da Abicab, Getulio Ursulino Neto, explicou aos participantes que o setor de confectionery, para se tornar mais competitivo, nos próximos anos deverá mudar o posicionamento, substituindo a mentalidade doméstica pela global. Outra frente a ser explorada pelos fabricantes é atuar também em mercados de nicho, de acordo com as tendências de consumo.  

“Os fabricantes brasileiros devem desenvolver produtos com maior valor agregado e com qualidade dentro de padrões globais. Outra mudança importante é demográfica, pois no Brasil a população infantil está diminuindo, enquanto o número de jovens e idosos, com maior poder aquisitivo, vem aumentando. Nossa indústria precisa estar atenta para atender bem esse consumidor mais maduro”, afirmou o presidente da Abicab.

Entre os novos fatores que irão influenciar a competitividade das empresas estão a inovação em produtos, o crescimento dos mercados emergentes (3/4 da população mundial), a cultura global obsessiva do bem-estar (produtos funcionais), o afloramento de grupos de defesa dos consumidores (excelência em qualidade) e o fenômeno das redes sociais na internet, que criam novas mídias de efeito instantâneo.

Para tanto, dentre os desafios para o futuro dentro da dimensão global, estão a construção da reputação de qualidade das marcas brasileiras, alcançar padrões mundiais de fabricação, a associação em parcerias locais no mercado externo, investir em automação industrial e acompanhar o avanço em produtos nutracêuticos para suprir as demandas específicas dos consumidores com necessidades especiais ou preocupados com a saúde.

Os setores de chocolates, balas & confeitos e amendoim, individualmente, definiram na ocasião os diversos projetos, frutos da análise, feita no encontro, das forças propulsoras para o posicionamento competitivo de seus setores no futuro e o papel da Entidade no seu direcionamento para o período 2011/2015.