Atuação fraca na rede virtual

Pesquisa revela que entre 250 empresas brasileiras apenas 36% mantêm perfil em redes sociais como Orkut, Twitter, Facebook e Youtube 

Apesar da crescente importância das redes sociais, a maioria das empresas brasileiras ainda não participa do Orkut, Twitter, Facebook e Youtube, as quatro redes mais acessadas do País. E quem mantém perfil geralmente não sabe fazer uso adequado desses meios de comunicação.  

Esses resultados foram apontados por uma pesquisa feita pela agência de comunicação Mweb, que avaliou o desempenho das redes sociais e em blogs das 250 maiores companhias do País que atuam em 25 setores da economia.

Das 250 organizações, apenas 36,4% têm perfil em alguma rede social. Os setores que estão mais presentes são os de Tecnologia de Informação, Telecomunicações, Água e Saneamento, Alimentos, Comércio Varejista e Têxtil, Couro e Vestuário, todos eles com percentual de adesão igual ou superior a 60%.

O Twitter é o meio mais adotado para a comunicação direta com o consumidor, por 43,4% das empresas. No entanto, o responsável pela pesquisa e gestor da MWeb, Renato Mendes, observa que há baixos níveis de produção de conteúdo e interação. Esses indicativos demonstram que o canal seja subaproveitado, sem utilizar o caráter de diálogo instantâneo da ferramenta.

O Youtube é o segundo canal mais usado por empresas, com 20,22% de adesão. Orkut e Facebook aparecem na sequência, com 15,6% e 11%. Os blogs corporativos são pouco utilizados, com apenas 9,8%  de adoção.

A Frost & Sullivan, por sua vez, divulgou uma pesquisa sobre redes sociais com usuários de internet no Brasil produzida durante o mês de junho de 2010. Dentre os usuários que possuem redes sociais, pelo menos 25% afirmaram ter utilizado alguma mídia social para auxiliá-los no processo de compra de um produto nos últimos 6 meses.