Mercado brasileiro na mídia inglesa


Revista Kennedy’s Confection destaca o potencial das indústrias brasileiras de confectionery


A revista inglesa Kennedy’s Confection publicou, na edição de setembro/2010, extensa matéria que focaliza a indústria de confectionery no Brasil. A jornalista Kristiane Henney, autora da reportagem, participou da missão de jornalistas das revistas internacionais especializadas que atuou na cobertura da 13ª Sweet Brazil International, atividade promovida pela Abicab em conjunto com a Apex-Brasil. 
  
A capa da revista destaca a reportagem como o assunto principal da edição. Sobre a imagem da bandeira brasileira estão as seguintes chamadas: “O Brasil já exporta para 146 países. Até onde eles irão?” e complementa: “o terceiro maior  produtor mundial de chocolates e o quarto maior produtor de candies do mundo”. 

A matéria, sob o título Brasil,  a Terra das Oportunidades, mostra ao leitor inglês que aqui não é somente o país do carnaval e futebol, mas uma nação com 190 milhões de habitantes e a oitava economia no mundo. Diz ainda que o fato de ter riquezas, como o cacau e o açúcar da cana, faz desta nação uma grande produtora e exportadora de chocolates e candies.  

A Abicab é descrita como sendo a entidade responsável por promover a imagem da indústria brasileira de confectionery no exterior. A jornalista transcreveu a declaração do presidente da Abicab, Getulio Ursulino Netto, de que a produção nacional de chocolates e candies voltou a crescer após o período de recessão mundial, e assinala que os fabricantes brasileiros estão confiantes e realizando investimentos. 

Também foram mencionados como fontes de informação os integrantes do staff da Abicab, que acrescentaram dados sobre produção nacional e exportação de chocolates, candies e alimentos à base de amendoim. A reportagem inclui as visitas às fábricas da Riclan e da Chocolates Garoto. Kristiane Henney descreve em detalhes suas unidades fabris e linhas de produtos. Também estão citadas as empresas Florestal, Docile, Embaré e Harald.