Perspectivas desafiadoras

Vice-Presidentes analisam os resultados do I Encontro Nacional em Gramado 

Rommel Barion 
Vice-Presidente do setor de Chocolates da Abicab
Setor de Chocolate reunido


Com a presença da quase totalidade dos empresários responsáveis pela produção de chocolates no País, o setor colocou diversos assuntos em discussão. Dos 15 projetos apresentados aos 30 empresários do setor reunidos em plenário, 11 foram aprovados. Esse entendimento permitiu a preparação do planejamento de estratégias e ações para os próximos cinco anos.

Algumas ações estão em andamento, como o Projeto de Comunicações, que engloba o desenvolvimento do site do setor de chocolates e a realização do Salão de Páscoa, em 2011, com apresentação de vídeo institucional. Serão postas em prática estratégias do setor para se comunicar com os consumidores através das redes sociais da internet. O programa engloba atividades promocionais, como o Mês do Amor, Mês do Chocolate, Campanha de Natal e o programa Gifting, que tem como objetivo distribuir caixas de chocolate gourmet de presente.

Outro programa importante aprovado foi o do Museu do Chocolate, de caráter itinerante e que irá acompanhar feiras e exposições em diversas cidades do País. A primeira exposição será na Fiesp para mostrar aos visitantes a história do chocolate no Brasil. Um curador será contratado para começar a colocar o projeto em prática. A origem dos recursos virá dos associados, com apoio da Lei Rouanet de incentivo à cultura.

As Boas Práticas de Estocagem, por sua vez, visam fazer treinamentos dentro dos Centros de Distribuição do setor atacadista, para que o chocolate seja armazenado de maneira correta, mantendo suas características originais e qualidade.

Atuação política

Também foi decidido que a Abicab irá aceitar o convite para  um representante do setor de chocolates acompanhar o presidente da República em missões no exterior para a promoção institucional junto ao governo e no mercado externo.

O setor também pretende ser ouvido no Congresso Nacional, e para isso foi criado um comitê com representantes dos três setores da Abicab que, unidos a assessores econômicos e jurídicos da associação, deverão fazer ações junto à Câmara dos Deputados, à Vigilância Sanitária, ao Instituto de Pesos e Medidas e a autoridades políticas do governo.

Os projetos específicos desenvolvidos, além de outros posicionamentos estratégicos para a categoria de chocolate, serão agora objeto de análise visando ao estabelecimento de um plano final para o período 2011/2015.  


Alexandre Heineck
Vice-Presidente do setor de Candies da Abicab
Setor de Candies reunido


Sob a ótica de todos os fabricantes de candies, o encontro foi muito positivo, pois se tratou de uma excelente oportunidade para se conhecerem e terem contato pessoal num ambiente amistoso, para estreitar laços e colocar as posições dos associados.

Há um sentimento de que, se houver maior integração, haverá ganhos para o setor. A prova disso é que os projetos em discussão foram aprovados com unanimidade pelos presentes.

Os projetos resultam de visitas que fizemos aos fabricantes de São Paulo e do Rio Grande do Sul, ouvindo suas queixas, dificuldades e sugestões. Isso se consolidou em planos baseados em objetivos comuns que foram previamente apresentados na Sweet Brazil em Curitiba e na reunião da Abicab em 23/9/2010.

No encontro de Gramado, foram apresentados em assembleia, e validamos diversos projetos que deverão ser tocados no curto, médio e longo prazos.

Essa proximidade que foi proporcionada pelo encontro deverá fazer com que o setor de candies se movimente em busca de resultados melhores no mercado interno e no exterior. “Precisamos caminhar em busca de constante crescimento. Há um consenso de que a conversa e o entendimento são necessários para o setor avançar”, afirmou Heineck.
Projetos 
  • Comitê de Ética – O comitê de ética deverá tratar das questões mais comuns do setor e de como vamos nos conduzir no mercado. A imagem do setor é importante, pois fica vulnerável a ataques e acusações que nunca foram respondidos. Por isso, precisa se fundamentar para rebater acusações que venham a afetar sua imagem. 
  • Eventos - Buscar datas importantes para estimular o consumo de candies
  • Nova denominação – O setor passará a ser chamado oficialmente de CANDIES. Esse termo engloba todos os produtos da categoria, como balas, gomas, confeitos, pastilhas, chicletes, caramelos, dropes, marshmallow etc.  A diversificação é muito grande, e, por isso, a nomenclatura deverá mudar. 
  • Maior participação dos associados – Alguns temas deverão ser tratados de forma conjunta para ganhar robustez e força. 
  • Maior proximidade com os fornecedores – Apurar o que pode ser feito para estreitar laços e favorecer negociações. 
  • Maior proximidade com os canais de distribuição – Presença em reuniões e feiras do setor promovidas por entidades como Apas, Abras e Abad.
  • Exportação – Ampliar a participação das empresas no comércio exterior.  
O setor de balas e confeitos (candies), pelos projetos apresentados, e, outras atividades necessárias ao desenvolvimento do setor, não só no mercado interno, mas também no mercado externo, onde tem ampla atuação, serão finalizados com a perspectiva de expansão para os anos vindouros, pois o hábito de degustar coisas doces é intrínseco ao ser humano.



Arnaldo Micheloni Jr. 
Vice-Presidente do setor de Amendoim da Abicab
Reunião do setor de Amendoim


O encontro foi uma excelente oportunidade de reunir os antigos membros do Selo Amendoim de Qualidade Abicab, criado e implantado em agosto de 2002, e de estimular os demais fabricantes do setor a que participem do grupo. O evento foi bastante proveitoso e prestigiado, pois 78% do setor estiveram representados em Gramado. Esse alto percentual de participação mostra a conscientização dos fabricantes de alimentos à base de amendoim, preocupados em se unir para conseguirem a realização de objetivos comuns.

De todos os assuntos debatidos, três ações serão postas em prática a partir de janeiro de 2011. Todas visam conscientizar o consumidor para os benefícios que o amendoim traz à saúde e estimular vendas. Foram previstas verbas para um grande encontro do setor por ocasião das festas juninas, data de grande importância para os produtores, pois é a ocasião do lançamento de novidades e quando se registra o pico das vendas. O local, em São Paulo, ainda será definido. Outra medida é promover o consumo no Dia das Crianças, data de grande potencial que precisa ser melhor trabalhada.   

Também ficou decidido que os resultados da pesquisa realizada pelo Ibope em 2010, por iniciativa do Programa Pró-Amendoim da Abicab, continuarão a ser utilizados como esclarecimento junto aos formadores de opinião. A intenção é desmistificar mitos e mostrar as reais condições que essa oleaginosa oferece como alimento nutritivo, que concorre com vantagens sobre alguns tipos de castanhas.

O programa de amendoim encontra-se em sua fase número dois e, definidos os projetos e com a atuação decisiva em torno dos formadores de opinião, deverá colocar o amendoim na condição de se transformar realmente em “uma nova riqueza nacional”.