Marcas da qualidade

Nestlé e Garoto estão entre as 10 marcas de melhor reputação diante do consumidor brasileiro, revela estudo da revista Exame 

Das 100 maiores empresas em operação no Brasil, a subsidiária brasileira da Nestlé, tradicional produtora de alimentos e chocolate, ocupa o primeiro lugar no ranking de reputação. Trata-se de resultado apontado por pesquisa feita no Brasil pelo Reputation Institute, com sede em Nova York, especialmente para a revista Exame.   
Segundo a pesquisa, as dez empresas com melhor reputação entre os consumidores brasileiros são a Nestlé, Mercedes Benz, Johnson & Johnson, Sadia, Natura, Philips, Avon, Garoto, Pirelli e Honda. Elas têm em comum o fato de terem poucas reclamações em órgãos de defesa do consumidor e estarem há bastante tempo no mercado. A Nestlé opera há nove décadas no Brasil, o que lhe permitiu construir uma imagem sólida entre diversas gerações.

Também é importante o fato de contarem com serviços de atendimento ao consumidor e investirem em campanhas institucionais. A Nestlé, por exemplo, investe grande parte da sua verba anual de marketing no patrocínio a artistas. Com o advento da internet e das redes sociais, ficou ainda mais difícil administrar a reputação de uma empresa, por multiplicarem a opinião de grupos ou indivíduos insatisfeitos.

Por isso, a Nestlé monitora o que se fala na internet sobre a companhia desde 2007. Chegou mesmo a voltar atrás na decisão de lançar novos sabores e formatos do Nescau para atender ao pedido dos consumidores, que desejavam o produto em sua versão tradicional.

Para preservar sua imagem, há quatro anos, a Natura criou um departamento de ouvidoria, para resolver problemas antes que assumam maiores proporções. No ano passado, o departamento atendeu a mais de 10 mil solicitações via telefone e internet.

Mais informações no site: