Vitrine global

ISM 2011 reuniu 28 empresas associadas em Colônia que projetam negócios de 38 milhões de dólares ao longo de 2011



A ISM 2011 - International Susswaren Messe, a maior feira de balas, chocolates, confeitos e biscoitos do mundo, trouxe excelentes resultados para as 28 empresas brasileiras associadas da Abicab participantes desta edição. Durante o período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, foram realizados negócios no valor de 12,5 milhões de dólares, com crescimento de 13% sobre o montante de 2010. 

Os associados contabilizaram 1.510 contatos: 34% a mais que em 2010. A expectativa é otimista, e os fabricantes brasileiros de confectionery estimam que os negócios gerados no evento deverão alcançar a cifra de 38 milhões de dólares ao longo de 2011. 
   
Durante quatro dias, na cidade alemã de Colônia, a ISM 2011 recebeu 32.300 visitantes (em 2010 foram 30.871), procedentes de 150 países, que puderam contatar 1.494 expositores originários de 64 países. 

A Abicab, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), montou o espaço Abicab/Sweet Brazil com 565 m2 para que os 28 expositores brasileiros pudessem exibir produtos e também promover sua imagem institucional. 

Na avaliação dos 28 expositores associados à Abicab, 75% afirmaram que a ISM 2011 foi ótima, e 78% disseram sair satisfeitos com os resultados alcançados durante a feira. A ida ao evento, além de gerar bons negócios, também significou uma ótima oportunidade para conhecer as principais tendências mundiais do setor de confectionery

A área de Inteligência Comercial do setor de Exportação da Abicab elaborou relatórios sobre tendências para os associados. Uma delas é que o mercado segue lançando produtos para a faixa etária de jovens adultos, segmento que cresce, graças à diminuição das taxas mundiais de natalidade.

Para atender aos desejos de vida saudável por parte do consumidor, a indústria mundial tem lançado produtos com ingredientes naturais e aditivos vitamínicos, com destaque para a linha sugar free, na qual o açúcar é substituído por aspartame, como opção para quase todos os itens na versão regular. Outra tendência em expansão é a oferta de embalagens com quantidades menores e fracionadas.        

O Gestor de Exportação da Abicab, Rafael do Prado Ribeiro, avalia que a participação na feira ISM 2011 contribuiu para o fechamento de vendas do setor brasileiro de confectionery. Apesar de o câmbio continuar desfavorável, a indústria brasileira conseguiu agregar valor a seus produtos e alavancar novos negócios.

“Todas as empresas presentes neste ano no espaço Abicab/Sweet Brazil já garantiram a participação em 2012 e aprovaram a nova localização na feira e o novo projeto do estande, com layout mais acessível e visual mais clean”, finaliza.