Campanhas para melhorar a qualidade de vida no trabalho

Empresas associadas ao Sicab podem receber o kit de vídeos que orientam o trabalhador como evitar doenças e adotar hábitos saudáveis


O Serviço Social da Indústria (Sesi) coloca à disposição das empresas associadas aos sindicatos filiados à Fiesp a série de vídeos De Bem com a Vida, com orientações ao trabalhador sobre prevenção, tratamento de doenças e exemplos de superação. A série foi criada a partir da análise de 80 casos reais de trabalhadores que enfrentaram problemas de saúde.

O material educativo De Bem com a Vida é composto de 19 vídeos, com dez minutos cada, disponível para as empresas no site www.sesi.org.br/vitrinevirtual.  As empresas inscritas irão receber os kits para orientar os funcionários sobre os sintomas de doenças como hepatite C, hipertensão, diabetes, Aids, câncer e outros males.

Os vídeos trazem depoimentos de trabalhadores que superaram questões graves em seu organismo. Mostra exemplos de funcionários que superaram a depressão, o alcoolismo, o tabagismo e outros problemas que afetam a saúde.

Além da prevenção de doenças, a série De Bem com a Vida tem informações sobre saúde bucal e os cuidados com a alimentação. Traz ainda casos de trabalhadores que passaram a dar mais atenção à prática esportiva, aos exercícios físicos e ao lazer.

O Sesi pretende levar o programa De Bem com a Vida a mais de 15 mil indústrias, atingindo 1,5 milhão de trabalhadores, com o objetivo de esclarecer como prevenir e tratar doenças e estimular os empregados a adotarem um estilo de vida saudável.

Alguns dos protagonistas dos vídeos são mecânicos, administradores de empresas, cozinheiros e outros profissionais que relatam suas experiências e como aumentaram a qualidade de vida e o bem-estar.

Segundo Fernando Coelho, gerente-executivo de Saúde e Segurança no Trabalho do Sesi, os vídeos são uma maneira prática e acessível de as empresas de qualquer porte realizarem ações de promoção da saúde no ambiente de trabalho, uma vez que transmitem informações úteis, com histórias de vida que remetem à realidade dos trabalhadores.

Por sua vez, o médico infectologista Evaldo Stanislau, um dos especialistas consultados para a produção dos vídeos, informa que a série educativa pode prevenir o avanço de doenças graves. Isso porque alerta para os sintomas, além de mostrar a insegurança do doente e a importância dos amigos e da família no enfrentamento da doença.

Mais informações nos links: