O ministro da Fazenda, Guido Mantega |
Em teleconferência com jornalistas, o ministro da Fazenda concordou que a inflação estava acima das metas do governo, graças ao aumento dos preços dos alimentos. A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou para 5,99%, nos 12 meses até janeiro de 2011, bem acima do centro da meta de inflação oficial anual, de 4,5%.
Mantega afirmou que será posta em prática a política econômica contracíclica, e que tal medida pode ajudar a reduzir o excesso de demanda na economia por meio dos cortes no Orçamento: o governo prometeu cortar, pelo menos, R$ 50 bilhões no Orçamento de 2011, em seu esforço para conter a inflação.
As taxas de juros no Brasil haviam começado a subir em resposta às expectativas de inflação mais alta. Em janeiro deste ano, o Banco Central elevou a Selic (a taxa básica de juros da economia) em 0,5 ponto porcentual, projetada para 11,25% ao ano.
O ministro da Fazenda deixou claro que o Brasil não está fazendo parceria com os Estados Unidos para pressionar a China a valorizar o iuan. Mantega defende a posição de que o sistema de comércio mundial deixe de utilizar apenas o dólar como referência e passe a usar um conjunto de moedas fortes.
Mais informações:
http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=355363
http://exame.abril.com.br/economia/brasil/noticias/economia-ja-comecou-a-desacelerar-diz-mantega
http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/economia-e-negocios/economia-ja-comecou-a-desacelerar-diz-mantega-1.241116