Oito fabricantes brasileiros participam da Gulfood 2011 e fecham negócios da ordem de US$ 1,3 milhão para fornecimento aos países do Oriente Médio
Realizada de 27/02 a 02/03, a feira Gulfood 2011 reuniu oito indústrias brasileiras de confectionery em Dubai, nos Emirados Árabes, que concretizaram vendas da ordem de US$ 1,3 milhão. As empresas realizaram 770 contatos com compradores do Oriente Médio, que deverão gerar negócios adicionais estimados em US$ 8 milhões ao longo deste ano.
Realizada de 27/02 a 02/03, a feira Gulfood 2011 reuniu oito indústrias brasileiras de confectionery em Dubai, nos Emirados Árabes, que concretizaram vendas da ordem de US$ 1,3 milhão. As empresas realizaram 770 contatos com compradores do Oriente Médio, que deverão gerar negócios adicionais estimados em US$ 8 milhões ao longo deste ano.
A Gulfood é a maior feira do setor de alimentos e bebidas do Oriente Médio e contou com 3.800 empresas expositoras de 152 países, que promoveram seus produtos para os mercados do Oriente Médio, norte da África e sul da Europa. Neste ano, a feira recebeu 62 mil visitantes, 12% a mais que em 2010. Estados Unidos, Espanha, China, Egito e Brasil foram os países com maior número de estandes na mostra.
O setor brasileiro foi representado pelas empresas Docile, Dori, Embaré, Florestal, Garoto, Jazam, Riclan e Peccin. O evento anual faz parte do calendário promocional do projeto Sweet Brasil, realizado pela Abicab em parceria com a Apex-Brasil.
O resultado positivo e a organização eficiente conquistaram a participação do grupo de expositores na próxima Gulfood 2012. Rafael Prado, gestor de exportação da Abicab, explica que a Gulfood é um importante canal de exposição para o mundo árabe e, por isso, vem crescendo a visitação e procura por espaço.
A feira é uma grande oportunidade para as empresas brasileiras interessadas em exportar para o Oriente Médio. Quase 90% dos países daquela região importam alimentos industrializados e dependem dessa importação. Além de grande importador, Dubai também funciona como centro exportador/distribuidor e assume decisiva importância estratégica. Para atuar na região, os exportadores devem adequar a composição dos produtos e das embalagens conforme as normas islâmicas do Certificado Halal, que proíbe o consumo de álcool e carne suína, entre outros alimentos.
Informações sobre a Gulfood e outras feiras internacionais podem ser obtidas no telefone (11) 3266-4366.