Presidente da ABICAB vai à posse do presidente da ABDI

Mauro Borges Lemos assumiu em 22/2/2011 a presidência da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)


Mauro Borges, Presidente da ABDI e
Getulio Ursulino Netto, Presidente da Abicab
A agência subordinada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) passa a ser presidida por Mauro Borges, economista, doutor em Economia pela Universidade de Londres, com pós-doutorados na Universidade de Illinois e na Universidade de Paris. Professor titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mauro Borges atuou como consultor técnico de projetos da ABDI na gestão de seu antecessor, Reginaldo Arcuri.

Natural de Cássia (MG), até o início de 2011 exerceu o cargo de diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (Cedeplar). Foi secretário-executivo da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec) e é  presidente do Conselho de Administração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte. 

Com vasta experiência nas áreas de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Industrial e Tecnológico, o novo presidente da ABDI, em seu discurso de posse, declarou que a principal missão da agência é conduzir a política de desenvolvimento industrial brasileira em consonância com as políticas de inovação e de comércio exterior. 

Anunciou, ainda, que a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), em vigor desde 2008, está sendo revisada, e uma nova versão será apresentada à presidente da República, Dilma Rousseff. A previsão é lançar a segunda etapa da PDP dentro de 60 dias e reativar o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) no prazo de 30 dias.

“A indústria brasileira enfrenta ameaças à sua competitividade em um momento em que o Brasil retoma taxas de crescimento significativas. O desafio está em superarmos esses gargalos, e, por isso, uma política industrial de Estado é de fundamental importância”, frisou Mauro Borges. Ele completou que a inovação está no centro do desenvolvimento de qualquer nação.

Empossado pelo ministro Fernando Pimentel, titular do MDIC, na mesma cerimônia ao lado do novo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a solenidade foi realizada na sede da Apex, em Brasília. 

O evento contou com a participação do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra; do secretário executivo do MDIC, Alessandro Teixeira; do vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho; dos diretores da ABDI, Maria Luisa Leal e Clayton Campanhola, e do vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Lucas Izoton, além de deputados federais e líderes do setor empresarial, entre eles, o presidente da Abicab, Getulio Ursulino Netto.

ABDI
A ABDI, entidade ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) por contrato de gestão, foi instituída em dezembro de 2004 com a missão de promover a execução da política industrial do Brasil. O principal enfoque da Agência está nos programas e projetos estabelecidos pela Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), lançada em 2008, da qual é Secretaria Executiva, ao lado dos ministérios da Fazenda, da Ciência e Tecnologia e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A ABDI coordena também as ações e os programas dos Destaques Estratégicos da PDP, iniciativas que tratam de questões fundamentais para desenvolver a indústria brasileira, interligando diversos complexos produtivos.