Salão de Páscoa 2011 antecipa as novidades

Fabricantes reunidos no Salão de Páscoa 2011 abrem o leque dos lançamentos


O tradicional Salão de Páscoa, promovido pela ABICAB -  Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, realizado em 15 de março no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, contou com estandes de 17 fabricantes que apresentaram seus lançamentos a jornalistas de várias regiões do País.

Presidente da Abicab,
Getulio Ursulino Netto
“As marcas vem incrementando seus produtos de Páscoa a cada ano. O consumidor tem acesso a mais opções para  presentear”, afirmou o Presidente da Abicab, Getulio Ursulino Netto.

“Este salão é muito importante para a indústria chocolateira do País, porque conseguimos reunir empresas que representam mais de 80% da produção de ovos do setor e a imprensa no mesmo local. O Brasil é o segundo maior fabricante de produtos para a Páscoa do mundo e precisa de um evento de divulgação deste porte ”, afirmou Rommel Barion, Vice- Presidente do setor de chocolates da ABICAB. 

Fabricantes têm novas estratégias
“Nossa linha de ovos está em produção desde setembro”, disse Eduardo Caldas, Diretor de Marketing de chocolates da Lacta. Para manter a liderança nas vendas sazonais da Páscoa por 14 anos consecutivos, segundo ele, a Lacta freou repasses de preço de insumos e também na linha infantil, que poderia sofrer com aumento de custo dos brindes provenientes da China. Neste ano a Lacta produzirá 25 milhões de ovos – 2 milhões a mais que em 2010. 

A Cacau Show incrementou em 40% sua produção para a Páscoa de 2011 e vai ofertar ao mercado 13 mil toneladas de chocolate. Com faturamento de R$ 1 bilhão em 2010, o grupo de empresas e rede de lojas investiu R$ 12 milhões em campanha de marketing para divulgar seus lançamentos.

O Grupo CRM, detentor das marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e Dan Top, irá produzir 370 toneladas de chocolate nos formatos de coelhinhos e cenouras, além de 400 toneladas de bombons e tabletes. As três marcas devem apresentar crescimento de 34% sobre a Páscoa passada. Para o grupo, a data corresponde a 30% do total de vendas do ano, e o faturamento previsto para 2011 está projetado em R$ 400 milhões.

A Top Cau aposta no aumento de poder de compra da classe C, que mantém preferência por ovos de tamanho médio, entre 101g e 200g. A marca aumentou em 10% o volume de produção e fabricou 8 milhões de ovos para esta Páscoa. A empresa produz, diariamente, 100 mil ovos e investe em novos licenciamentos. “Pela primeira vez, a linha traz miniaturas de personagens infantis nos ovos de 80g”, informa Alais Fonseca, Gerente de Marketing da Top Cau.

Com o objetivo de crescer 10% na Páscoa deste ano, a Bel Chocolates reformulou a linha Cobertop de coberturas, destacando a Cobertop Gourmet, agora com sabor mais acentuado de chocolate e mais maciez.

Os lançamentos em 2011 têm o aval da culinarista Palmirinha Onofre, escolhida como garota propaganda da campanha de Páscoa da Bel. A divulgação utiliza a imagem e as técnicas da Palmirinha em anúncios na TV, material promocional em PDV, livros e DVDs com receitas, além de cursos em diversas regiões do País.

Com sede em Marilia (SP) em área de 11 mil m2, a Bel Chocolates  fabrica bombons sortidos em displays de 180g, como os tradicionais Moranguete ao Leite, Milk Star, Leite Condensado, Yogurt e o novo Moranguete Sabor Chocolate Branco, além das coberturas Cobertop.

Oportunidades em food service 
Este ano, fabricantes de produtos de chocolate para a indústria e food service também divulgaram suas linhas no Salão de Páscoa da Abicab.

A Harald – indústria líder em coberturas e uma das principais produtoras de chocolates no Brasil – faturou R$ 400 milhões em 2010. Para 2011, espera crescer 10%. Com participação de 65% do mercado brasileiro de cobertura, a Harald produz mais de 70 mil toneladas/ano e pretende ultrapassar 100 mil toneladas em 2012. De acordo com Ernesto Neugebauer, Presidente da Harald, a exportação cresceu 50% em volume em 2010, com vendas para mais de 20 países. Para esta Páscoa, a Harald aumentou em 15% o volume de produção.

A Barry Callebaut Brasil, subsidiária da maior fabricante mundial de derivados de cacau e produtos de chocolate de alta qualidade, apresentou suas marcas Callebaut e Cacao Barry. A linha conta com a distribuição a cargo do Grupo Bunge, e seu estande também promoveu também as marcas Sicao e Gradina, destinadas ao segmento de food service.

Novas embalagens e segmentos
Neste ano, a diferenciação em embalagens ganha mais importância, com o uso de acrílicos e latas decoradas por artistas famosos. Além de novos formatos, licenciamentos e brinquedos com brindes no conteúdo dos ovos, as empresas investem em embalagens que proporcionam mais proteção aos ovos e bombons nos pontos de venda.

Outro destaque cabe às novas receitas que atendem dietas e restrições alimentares. Para consumidores com necessidades especiais, há oferta de ovos sem adição de açúcar, com baixas calorias e sem lactose. Para os gourmets, produtos com maior concentração de cacau com origem certificada. Outra tendência são os ovos trufados e com cascas recheadas, com vários sabores dos recheios.