ABICAB e SEBRAE discutem parceria para capacitar empresários

Voltado às pequenas, programa garante profissionalizar o processo de gestão





Da esq. para direita: João Victor Tapparo, Natasha Bauab, Getulio Ursulino Netto,
Murilo Abrantes e Marcos Galini

De olho no desenvolvimento das pequenas indústrias, a ABICAB e o SEBRAE se reuniram, em meados do mês passado, para alinhar um plano de capacitação de gestores. Voltado para empresas com no mínimo dois anos de funcionamento e mais de nove funcionários, o Programa SEBRAE Mais tem como principal objetivo profissionalizar os empresários e difundir conhecimentos sobre gestão empresarial por meio de workshops, consultorias individuais e encontros que estimulam o intercâmbio de experiências.

Inicialmente a ação será desenvolvida junto a associados da Grande São Paulo, e logo deve ser expandida para todo o país – em empresas dos três segmentos de atuação da ABICAB. “A implantação do programa e o monitoramento de resultados vão permitir que as pequenas aprimorem seus modelos de gestão e se preparem para crescer”, explica João Victor Tapparo, gestor do Setor de Amendoim.

Cerca de 30% dos associados da ABICAB encaixam-se na categoria de pequenas empresas – de acordo com a classificação do próprio SEBRAE, que inclui nesse grupo aquelas com faturamento anual de até R$ 2,4 milhões. E, entre elas, o maior déficit está justamente nos modelos de gestão, que muitas vezes valorizam o dia a dia e deixam de lado as metas de longo prazo.

“Nosso grande desafio é mostrar ao empresário que, em algum momento, ele vai ter de sair do operacional e assumir o lado estratégico do seu negócio”, afirma Marcos Galini, consultor de Desenvolvimento e Inovação do SEBRAE São Paulo. “Só assim é possível continuar crescendo”, garante o especialista.

O programa, que já atendeu mais de 400 empresários só no Estado de São Paulo, oferece diferentes soluções, entre elas a chamada ‘Ferramentas de Gestão Avançada’. Com base em dez pilares – como o Diagnóstico da Performance e da Competitividade da Empresa, a implantação de um modelo de gestão com base em metas e definição de objetivos estratégicos – tem duração de um ano (ou 211 horas). De acordo com o consultor do SEBRAE, metade do tempo do programa é dedicado a consultorias no local. É esse, aliás, um dos maiores diferenciais do projeto. “O acompanhamento de perto nos permite traçar um planejamento personalizado para cada empresa”, explica Galini.

Os interessados em obter mais detalhes sobre a parceria com o SEBRAE podem entrar em contato pelo email: amendoim@abicab.org.br.