
Segundo Eduardo Caldas, diretor de marketing de chocolates da Kraft Foods Brasil, o projeto, que levou dois anos para ser concluído, é fruto de sugestões dos próprios consumidores do bombom e esse universo é amplo. Por ano, são vendidas cerca de 600 milhões de unidades do produto. “O Sonho de Valsa é uma marca que faz parte da história brasileira. O desafio foi preservar os elementos com os quais o consumidor se identifica”, comenta. A empresa garante que o valor do bombom não será alterado em função da mudança na embalagem.
O executivo da Kraft Foods Brasil afirma que a empresa investiu para o lançamento da nova embalagem cerca de R$ 15 milhões. O montante engloba pesquisa com consumidores, testes com o novo produto, passando pelo desenvolvimento do sistema exclusivo (que foi patenteado em 2010), adequação fabril e lançamento da nova embalagem nos meios de comunicação e nas redes sociais, a partir do domingo de Páscoa.
Presente em 200 mil pontos de venda, o Sonho de Valsa é líder e referência na categoria de bombons, representando quatro de cada dez unidades de bombons vendidos no Brasil. Segundo pesquisas da Nielsen, realizadas em 2010, Sonho de Valsa detém 42,9% do mercado nacional de bombons em volume.
Apesar de ser uma marca local, Sonho de Valsa é exportado para países como Estados Unidos, Uruguai, Paraguai e Venezuela e estima-se que, até hoje, tenham sido vendidos mais de 21 bilhões de unidades do bombom nas Américas.
A Kraft Foods não divulga números sobre o retorno financeiro esperado neste investimento, no entanto, a produção de Sonho de Valsa deve aumentar com a inauguração da nova unidade da empresa no Nordeste.