ABICAB acompanha as negociações do Mercosul no Paraguai


Existe grande predisposição por parte dos países que compõem a União Européia em assinar o acordo
Da esq. para a dir.: o Embaixador João Aguiar Machado, negociador-chefe da União Européia; o Sr. Carlos Mariani, Diretor da CNI (Confederação Nacional das Indústrias) e o Embaixador Manuel Cáceres, negociador-chefe do Mercosul.




A ABICAB, por meio do departamento de negociações internacionais, participou de mais uma rodada de negociações do acordo de livre comércio do Mercosul com o bloco dos 25 países que compõem a União Européia. As reuniões foram realizadas de 2 a 6 de maio, em Assunção, no Paraguai.

O encontro foi liderado pelo Embaixador João Aguiar Machado, negociador-chefe da União Européia; e o Embaixador Manuel Cáceres, negociador-chefe do Mercosul,que apresentaram a atual situação das tratativas do acordo de livre comércio que está sendo negociado. De acordo com Natasha Bauab Afonso, assessora de Negociações Internacionais da ABICAB, que acompanhou as reuniões, o Embaixador João Aguiar Machado se mostrou bastante impressionado com a mobilização empresarial promovida pelas entidades presentes, e ressaltou a importância deste acordo para a União Européia, pois o bloco já possui acordos com outros países da América Latina.

“As negociações avançaram muito nesta rodada, em especial, nos textos normativos mas ainda há pontos a se trabalhar”, diz Natasha Afonso, ao completar que “o Embaixador da União Européia informou que a proposta do bloco está pronta e defendeu que o intercâmbio verbal deverá ocorrer na próxima rodada, que será realizada na semana do dia 4 de julho, em Bruxelas”.

Do ponto de vista do Embaixador Cáceres, Natasha esclarece que o resultado desta negociação será muito favorável para o fortalecimento do Mercosul, pois este acordo criará a maior zona de livre comércio existente no mundo. Os negociadores informaram ainda que não há um cronograma estipulado para a troca de ofertas melhoradas, mas que é imprescindível que a vontade política em se negociar permaneça. “O intercâmbio verbal previsto para o início de julho, segundo os negociadores expuseram na reunião, pode se tornar o impulso dinamizador que as negociações necessitam. Há realmente uma grande predisposição em assinar o acordo por parte dos países que compõe a União Européia”, afirma a assessora de Negociações Internacionais da ABICAB.

Bloco de países da União Europeia

Os 25 países que compõem a União Europeia são: Portugal, Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Espanha, Polônia, Países Baixos, Bélgica, Grécia, República Checa, Hungria, Suécia, Áustria, Dinamarca, Finlândia, Eslováquia, Irlanda, Lituânia, Letónia, Eslovénia, Luxemburgo, Chipre, Estónia e Malta.