Com o objetivo de alavancar as exportações para os Estados Unidos, a ABICAB – Associação da Indústria Brasileira de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – por meio do Setor de Exportação – promoveu, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) ações de promoção comercial, que devem resultar em vendas no valor de mais US$ 6 milhões para os próximos 12 meses.
A missão vendedora, que aconteceu de 22 a 29 de maio, teve como foco fomentar os negócios do setor no exterior. Nesta missão, empresas brasileiras foram a Chicago para participar de visitas técnicas a distribuidores e PDV´s (pontos de vendas), exposição dos produtos do projeto ABICAB/Apex na Feira Sweet & Snacks e rodada de negócios com compradores americanos e canadenses. Além das programações comerciais, o roteiro da viagem incluiu uma importante ação de relacionamento. Empresários brasileiros, americanos e canadenses se reuniram em Indianápolis para assistir à centenária etapa das 500 milhas, da Fórmula Indy, em um espaço VIP, produzido pela Apex/Brasil. Os participantes também tiveram a oportunidade de ver o resultado de uma ação de marketing que valorizou ainda mais a Sweet Brazil: a exposição do logotipo da marca brasileira no carro do piloto Tony Kanaan - campeão em 2004 e um dos pilotos mais carismáticos da Fórmula Indy - que contribuiu para reforçar a visibilidade e a presença do setor no evento.
Da esq. para dir.: Jorge Ferreira e Rafael Prado (ABICAB), Martin Stern (TRANSNATIONAL FOODS), Jeff Bobbitt (FAMILY DOLLAR), Antonio Romualdo (RICLAN S.A.), Dennis Burns (FAMILY DOLLAR), Ignacio Sangronis (TRANSNATIONAL FOODS)
Carro do Tony Kanaan
Detalhe frontal do carro. Fotos: ProPress, Inc. (216) 631 8200
Da esq. para dir.: Rafael Prado (ABICAB), Solange Isidoro (Embare Industrias Alimenticias S.A.), Stephanie Bergeman (Consulate General of Brazil in Chicago), Frederico Silva (Apex Brasil)
Para mapear profundamente o mercado americano, a equipe do Setor de Exportação da ABICAB iniciou mais uma ação estratégica de inteligência comercial. O objetivo foi fazer um levantamento do mercado norte-americano que incluiu estudos de embalagens, diagnóstico da concorrência até pesquisa de preços dos pontos de vendas mais importantes. “Nossa base de estudo é a Flórida, por se tratar de uma importante porta de entrada do Brasil no país. Esta é uma região de grande concentração de população hispânica, além de ter a filial da Apex-Brasil ”, afirma Rafael Ribeiro, gestor de exportação da ABICAB.
Segundo dados da Apex-Brasil, em 2010 o volume total de negócios fechados em decorrência das ações do Projeto Fórmula Indy foi de US$ 589 milhões para todos os setores ligados à instituição.
“Os EUA são o segundo maior comprador de produtos brasileiros do nosso setor, o que corresponde a US$ 36,4 milhões em 2010, o que em volume totaliza 18,7 mil toneladas”, conclui Ribeiro.
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