ABICAB promove ação inovadora comercial nos EUA para alavancar exportação do setor

Expectativa das empresas participantes supera US$ 6 milhões de negócios para os próximos 12 meses

Com o objetivo de alavancar as exportações para os Estados Unidos, a ABICAB – Associação da Indústria Brasileira de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – por meio do Setor de Exportação – promoveu, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) ações de promoção comercial, que devem resultar em vendas no valor de mais US$ 6 milhões para os próximos 12 meses.

A missão vendedora, que aconteceu de 22 a 29 de maio, teve como foco fomentar os negócios do setor no exterior. Nesta missão, empresas brasileiras foram a Chicago para participar de visitas técnicas a distribuidores e PDV´s (pontos de vendas), exposição dos produtos do projeto ABICAB/Apex na Feira Sweet & Snacks e rodada de negócios com compradores americanos e canadenses. Além das programações comerciais, o roteiro da viagem incluiu uma importante ação de relacionamento. Empresários brasileiros, americanos e canadenses se reuniram em Indianápolis para assistir à centenária etapa das 500 milhas, da Fórmula Indy, em um espaço VIP, produzido pela Apex/Brasil. Os participantes também tiveram a oportunidade de ver o resultado de uma ação de marketing que valorizou ainda mais a Sweet Brazil: a exposição do logotipo da marca brasileira no carro do piloto Tony Kanaan - campeão em 2004 e um dos pilotos mais carismáticos da Fórmula Indy - que contribuiu para reforçar a visibilidade e a presença do setor no evento.




Da esq. para dir.: Jorge Ferreira e Rafael Prado (ABICAB), Martin Stern (TRANSNATIONAL FOODS), Jeff Bobbitt (FAMILY DOLLAR), Antonio Romualdo (RICLAN S.A.), Dennis Burns (FAMILY DOLLAR), Ignacio Sangronis (TRANSNATIONAL FOODS)

As empresas brasileiras que fizeram parte desta missão - Aladim (balas), Garoto (chocolates), Docile (balas), Harald (chocolates), Jazam (chocolates e amendoim), Riclan (balas) e Peccin (balas) – participaram de rodadas de negociações com 14 clientes americanos e canadenses. Esta primeira etapa de negócios, somada à ação realizada durante a Fórmula Indy, resultou numa expectativa de fechamento na ordem de US$ 520 mil e US$ 3,3 milhões para os próximos 12 meses.




Carro do Tony Kanaan
Detalhe frontal do carro. Fotos: ProPress, Inc. (216) 631 8200

Mas os negócios não pararam por aí. “Ficamos muito satisfeitos com os frutos dessa missão. As negociações geradas durante a feira Sweet & Snack, um dos eventos mais importantes do setor, chegaram a valores na ordem de US$ 270 mil e uma expectativa de vendas por volta de US$ 3 milhões para os próximos 12 meses”, completa Solange Isidoro, vice-presidente de exportação da ABICAB.




Da esq. para dir.: Rafael Prado (ABICAB), Solange Isidoro (Embare Industrias Alimenticias S.A.), Stephanie Bergeman (Consulate General of Brazil in Chicago), Frederico Silva (Apex Brasil)

“A missão vendedora aos EUA foi um sucesso!”, declarou Alexandre Heineck, diretor comercial da Docile. “Essa iniciativa que integra ações estratégicas de negócios e relacionamento é uma fórmula extremamente eficiente para fomentar o comércio exterior. Já estou pronto para participar da próxima missão”, complementou Heineck.

Para mapear profundamente o mercado americano, a equipe do Setor de Exportação da ABICAB iniciou mais uma ação estratégica de inteligência comercial. O objetivo foi fazer um levantamento do mercado norte-americano que incluiu estudos de embalagens, diagnóstico da concorrência até pesquisa de preços dos pontos de vendas mais importantes. “Nossa base de estudo é a Flórida, por se tratar de uma importante porta de entrada do Brasil no país. Esta é uma região de grande concentração de população hispânica, além de ter a filial da Apex-Brasil ”, afirma Rafael Ribeiro, gestor de exportação da ABICAB.

Segundo dados da Apex-Brasil, em 2010 o volume total de negócios fechados em decorrência das ações do Projeto Fórmula Indy foi de US$ 589 milhões para todos os setores ligados à instituição.
“Os EUA são o segundo maior comprador de produtos brasileiros do nosso setor, o que corresponde a US$ 36,4 milhões em 2010, o que em volume totaliza 18,7 mil toneladas”, conclui Ribeiro.

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