Mercado de chocolate inova com parcerias e novo marketing
Lançamento de novos produtos e relacionamento com as redes sociais são algumas das alternativas que as empresas de chocolate trabalham para atrair seus consumidores e alavancar as vendas. Porém, algumas companhias descobriram uma maneira inovadora de impactar o consumidor: o marketing olfativo.
Esta ação tem se ampliado e amadurecido no Brasil. A criação de identidades para as marcas a partir dos cheiros tem sido tão bem sucedida que, em alguns casos, os consumidores chegam a querer levar os aromas dos pontos de venda para suas casas.
Em datas comemorativas, a ferramenta pode atrair o consumidor e potencializar as vendas. Esta foi a estratégia utilizada na última Páscoa pelas redes de supermercados Nacional e Mercadorama, do Walmart, presentes nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul.
As empresas aromatizaram as gôndolas com cheiro de chocolate, entre os dias 6 de março e 24 de abril. Na mensuração dos resultados, a companhia contabilizou um aumento de 30% no faturamento em comparação ao mesmo período de 2010. A utilização do conceito por si só não é determinante para o desempenho das vendas, mas pode contribuir.
Outra ação diferenciada que vem gerando bons resultados para os profissionais de marketing é a formação de parcerias entre empresas de diferentes setores de negócios. É o caso da Hershey’s que criou uma estratégia com a Brooksfield Jr e lançaram no mercado a ação “Love Rocks” para promover a nova coleção da marca de roupas infantis. Os clientes que passaram por uma das 16 lojas da cidade de São Paulo ganharam tabletes de chocolates nos sabores Cookies’n’Creme, Chocolate ao Leite com Ovomaltine ou Chocolate ao Leite. A iniciativa foi realizada até o dia 12 de junho e contou com divulgação por meio de e-mail Marketing, Twitter e Facebook das duas empresas.