País também está escalado para receber o novo centro de treinamento para chefs em 2012
O Clube de Embaixadores da Barry Callebaut, que reúne os mais famosos chefs chocolatiers do mundo, promoveu na última semana de maio o primeiro seminário fora da Europa. Sementes de Umbuarana e de Cumuaru, além de Rapadura e frutas como Araticum, Cambuci e Butiá foram os ingredientes bem brasileiros que compuseram doces exclusivos com chocolate apresentados pelos chefs Rodrigo Oliveira e Flávio Federico aos maiores especialistas em chocolate do mundo.
O evento foi organizado pela Barry Callebaut Brasil, subsidiária da maior fabricante de produtos de cacau e chocolate de alta qualidade do mundo e encerrou, no Hotel Caesar São Paulo International Airport, em Guarulhos (SP), a visita que os chefs estrangeiros que integram esse grupo fizeram ao Brasil.
Provenientes da Europa, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Ásia e Oceania, os especialistas visitaram plantações e a fábrica de beneficiamento de cacau que a Barry Callebaut mantém em Ilhéus, no Sul da Bahia, como parte de uma rede global de produção na Europa, África, América do Norte e Latina e Ásia/Pacífico. No Brasil, além da Bahia, a empresa também possui uma fábrica de chocolate em Extrema, no estado de Minas Gerais.
Durante o seminário, que é realizado a cada dois anos, os chefs Flavio Federico e Rodrigo Oliveira, conhecidos por trabalharem preferencialmente com produtos brasileiros, demonstram receitas exclusivas com frutas, cachaça e especiarias preparadas com os chocolates das marcas Cacao Barry® e Callebaut®.
Como estratégia de crescimento, o grupo investiu na abertura de novas Academias de Chocolate, que são os centros de capacitação e treinamento para chefs e profissionais que difundem técnicas e novidades da produção de sobremesas com chocolates na Índia, China e mais recentemente na Rússia.
Além de sediar o primeiro seminário promovido pela marca fora da Europa, o Brasil está escalado para receber o 14º centro de treinamento para chefs em 2012.