A ABICAB comemora os resultados positivos obtidos na ação de promoção comercial realizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), durante a etapa de São Paulo da Fórmula Indy, realizada em 30 de abril e 1º de maio, no circuito de rua do Anhembi, em São Paulo (SP).
As seis empresas associadas que participaram do projeto na capital paulista foram Aladim (balas), Chocolates Garoto (chocolates), Docile (balas), Hersheys (chocolates), Jazam (chocolates e amendoim) e Riclan (balas). O objetivo de todas foi alavancar as vendas no mercado internacional, onde projetam a conclusão de negócios da ordem de US$ 6,9 milhões para os próximos 12 meses.
O Projeto Fórmula Indy é uma inovadora ação de promoção comercial realizada pela ABICAB em parceria com Apex-Brasil, que reúne empresários brasileiros e estrangeiros em espaço montado nos fins de semana onde há corridas de Fórmula Indy, nos Estados Unidos, Canadá, Japão e Brasil.
Durante os dois dias do evento esportivo em São Paulo, as empresas participantes do projeto tiveram a oportunidade de se aproximar dos seus atuais clientes e prospectar novos negócios com compradores potenciais da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Venezuela. “As empresas aproveitaram essa inovadora plataforma de negócios para estreitar relacionamento com seus clientes atuais e ainda estabelecer novos contatos”, explica Solange Isidoro, gerente de exportação da Embaré e vice-presidente de exportação da ABICAB.
Além de assistir às corridas, os participantes da etapa São Paulo do Projeto Fórmula Indy tiveram uma programação que intercalou agenda de negócios e entretenimento, formato que agradou em 100% os integrantes, de acordo com avaliação realizada pela área de Exportação da ABICAB. “Essa sondagem confirmou que o projeto tem alcançado seu objetivo. O resultado disso é que as empresas brasileiras confirmaram o interesse em continuar participando de outras etapas do projeto durante esse ano e em 2012”, comenta Rafael do Prado Ribeiro, gestor de Exportação da ABICAB.
“Os clientes tiveram boas perspectivas para a geração de negócios duradouros”, diz Ricardo Rocha, gerente de Exportação da Chocolates Garoto. Para o executivo da Hersheys do Brasil, Juliano Jorge, o investimento também valeu a pena. Ele acredita que “ações como essa só trazem benefícios para as empresas brasileiras, promovendo as exportações de forma diferenciada”. Segundo Solange Isidoro, as ações de marketing coordenadas pela ABICAB durante a realização da corrida também tiveram destaque, como foi o caso dos kits promocionais distribuídos no jantar de boas-vindas para todos os presentes, que resultaram em divulgação dos produtos para todos convidados do espaço Apex-Brasil.
Outra estratégia que rendeu comentários positivos por parte dos integrantes do projeto foram as bombonieres espalhadas pelo espaço montado pela Apex-Brasil. “A ação surpreendeu pela efetividade em deixar os produtos do setor sempre disponíveis para degustações dos potenciais compradores. O ambiente da Indy é favorável à realização de negócios por ser uma plataforma que aproxima e deixa compradores mais receptivos aos fornecedores brasileiros”, comenta Isidoro, ao concluir que a ABICAB acredita que a inovação das ações de promoção comercial é imprescindível para atrair e reter clientes.