O doce salgado conquista adeptos de todo o mundo
Em vários ramos da culinária, a tendência de combinar o doce e o salgado no mesmo prato é bem conhecida e utilizada, mas o uso dessa prática na indústria do chocolate é uma novidade. Desde 2008 renomados chefs e grandes empresas investem no chocolate salgado como forma de expandir seus negócios e atrair novos consumidores.
Diferente do chocolate doce, o bombom salgado tem em sua receita flor de sal (cristais que ficam na superfície da água marinha nas salinas e têm sabor suavemente salgado) e essa novidade está fazendo grande sucesso em lojas especializadas, no Brasil e no Exterior. O preço é praticamente o mesmo dos itens tradicionais, mas com gosto de extravagância e subversão.
O bombom salgado pode levar também caramelo como recheio e o último ingrediente a ser percebido numa mordida é a fina crosta de flor de sal, de consistência crocante. Sem o açúcar, a degustação se torna mais apurada e a combinação salgada mostra a versatilidade do alimento.
Mas não é só em bombons que o chocolate faz sucesso. O alimento também combina com:
• Curry, Gergelim, Pistache e outras especiarias que dão toques salgados a bombons, brigadeiros e trufas;
• Foie Gras, Azeite e Flor de Sal, criados como recheios para doces e macarrons;
• Manteiga de Amendoim, mistura salgada que faz sucesso em brigadeiros;
• Queijos, como os acrescentados como recheios nos bombons do Chef francês Jean Paul Hevin;
• Massas caseiras, com objetivo de agregar sabor ou dar cor;
Não importa se será doce ou salgado, o que vale é consumir chocolate em todas as suas formas, tipos e sabores e experimentar todas as receitas, afinal, ninguém resiste a um bom pedaço dessa iguaria.