
O empresário foi o vencedor da categoria Master, escolhido com base em critérios como direcionamento estratégico, inovação, integridade e influência pessoal, impacto na comunidade, desempenho financeiro e espírito empresarial. Além disso, também contaram pontos para sua escolha a força financeira e o networking, o pioneirismo e a perseverança na superação de obstáculos.
Alexandre Costa é responsável pela maior rede de franquias de chocolates finos do mundo e a maior de alimentação do Brasil. Com uma produção de 12 mil toneladas do produto ao ano e mais de 1.000 lojas espalhadas pelo país, a empresa registra a cada ano um crescimento de cerca de 50% no seu faturamento. Em 2010 o montante alcançou a casa de R$ 1 bilhão, entre o grupo de empresas e a rede de lojas.
Realizado em mais de 50 países e 140 cidades em todo o mundo, o prêmio da Ernst & Young Terco é considerado um dos principais reconhecimentos a empreendedores. Só no Brasil, em 13 anos de realização do prêmio, mais de 130 empreendedores e executivos empreendedores foram destacados por transformar ideias em negócios bem-sucedidos. Inovação, ousadia e alto potencial de crescimento estão entre os fatores avaliados para a premiação.