ABICAB vai a Bruxelas para tratar de negócios internacionais

Na capital belga, entidade acompanhou as discussões sobre o Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia


Representada por seu Departamento de Negociações Internacionais, a ABICAB foi à Bélgica participar do XXI Comitê de Negociações Birregionais, realizado de 4 a 8 de julho. O objetivo do evento foi discutir os avanços e as dificuldades das negociações do Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia, que deverá facilitar as exportações entre os países envolvidos.

Ao longo do evento, houve três encontros com o ministro Ronaldo Costa Filho, Negociador-Chefe do Brasil e representante do Ministério das Relações Exteriores, que está à frente das negociações. Outra reunião aconteceu com o Negociador-Chefe do Mercosul, Embaixador Alvaro Ons, e o Negociador-Chefe da União Europeia, João Aguiar Macedo. A ABICAB também se reuniu com o assessor do presidente da Comissão Europeia, José Barroso, que se mostrou favorável à união de esforços para o avanço de uma definição do Acordo.

Segundo os negociadores, apesar de haver alguns avanços, ainda existem muitas dificuldades, como a realização de eleições em alguns países envolvidos, que acabam por paralisar as conversações acerca da troca de ofertas. Nesta edição do Comitê, no entanto, foram estabelecidos alguns parâmetros, que serão discutidos na próxima rodada de negociações a ser realizada entre 7 e 11 de novembro, em Montevidéu, Uruguai.

Interesses em comum

Aproveitando a presença em Bruxelas, a responsável pelo Departamento de Negociações Internacionais da ABICAB, Natasha Bauab, iniciou diálogo com a CAOBISCO (Associação das Indústrias de Chocolate, Biscoito e Confectionery da União Europeia). O objetivo do encontro foi juntar esforços para a negociação do Acordo e propor à Secretária Geral da entidade, Sabine Nafziger, um acordo setorial para tentar reduzir as tarifas de importação em ambos os blocos.

A ideia, segundo Natasha Bauab, é fazer com que haja um diálogo entre Mercosul e União Europeia a respeito dessas tarifas, para que seja apresentada a seus respectivos governos uma proposta que beneficie ambos os lados, sem a necessidade de esperar a definição do Acordo. Antes de dar início a esse trabalho, a CAOBISCO deverá manter contato com a ABICAB para trocar informações e identificar interesses em comum.





Sabine Nafziger Secretária Geral da CAOBISCO e Natasha Bauab – responsável pelo Departamento de Negociações Internacionais da ABICAB