Candies em crescimento

Novos sabores, texturas e embalagens ajudam o setor a conquistar cada vez mais espaço junto ao consumidor

O mercado brasileiro de candies experimenta um momento de expansão com o lançamento massivo de novos produtos e o crescimento de mais de 7% do consumo aparente – comparando-se os quatro primeiros meses de 2010 e igual período de 2011.

O assunto é pauta do ABICAB Informa deste mês, que explora o fato de tal crescimento ser impulsionado pelos chamados “produtos de valor agregado”, aqueles que oferecem algum diferencial. “As empresas vêm investindo em novos sabores e na apresentação de seus artigos como forma de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma Alexandre Heineck, Vice-Presidente da área de Candies da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados).

A publicação aborda os lançamentos de quatro marcas. A Dori, por exemplo, reformulou as embalagens da linha Zazuage, lançando o conceito Zazuage.com. Chicles, pirulitos e balas mastigáveis vêm acompanhados de tatuagens de ícones que fazem referência à era digital.

Na Arcor, a novidade é o novo sabor – de uva – para a tradicional 7Belo. Ele chega para complementar o portfólio da marca, formado pelas linhas de pirulito e balas de gelatina, conhecida como 7Belo Gelatin.

Trident e Halls, da Kraft, também ganham novos sabores e chegam ao mercado nas versões abacaxi com maçã verde e morango com laranja, no caso do chiclete, e Mel Mix (uma mistura de mel natural e um toque de limão), no caso da bala. Por fim, a reportagem publicada na Doce Revista menciona a Rolly Minty Fruit, da Docile. A marca aposta na onda de produtos refrescantes e apresenta suas pastilhas em formato redondo, com um coração no centro de cada uma.