O mercado de chocolates finos está em ascensão no Brasil. Com o crescimento da renda média da população brasileira, vem crescendo também o interesse pelo consumo de produtos mais elaborados. Os chamados chocolates premium caracterizam-se por seus ingredientes diferenciados, a exemplo da baixa porcentagem de gordura hidrogenada e do uso de manteiga de cacau misturada aos sólidos, o que diminui consideravelmente o teor de colesterol e calorias, além de proporcionar um sabor inigualável.
O país já conta com marcas consagradas, como a Cacau Show, maior rede de chocolates finos do mundo, e a Kopenhagen, tradicional fabricante desse tipo de iguaria no Brasil, que preserva clientes fiéis há quatro gerações. A procura por produtos sofisticados está influenciando o investimento no setor também por parte de indústrias produtoras de chocolates tradicionais.
A Nestlé anunciou em 2009 a criação de um Centro de Excelência em Chocolates Premium, localizado em Broc, na Suíça, que é hoje responsável pela produção da linha Nestlé Gold, comercializada no Brasil. No mesmo ano, a empresa revitalizou a identidade visual do tradicional bombom Alpino, a fim de consolidá-lo na categoria premium. O novo layout, mais moderno, elegante e sofisticado, reposicionou-o no mercado, colocando-o entre a linha de chocolates mainstream e a linha Gold da Nestlé.
Já a Lacta tem investido na linha Lacta Delice, com recheio cremoso em diversos sabores, e na Lacta Dark & Soft, que leva 50% de cacau em sua composição, combinando o paladar amargo com diferentes ingredientes. A Harald, indústria gaúcha pioneira na importação de matéria-prima para a fabricação de coberturas e que vem se destacando também na produção de chocolates, aposta na linha Melken Unique, fabricada com cacau de alta qualidade proveniente de regiões brasileiras (Bahia e Amazônia) e estrangeiras (Equador, Gana e Madagascar, entre outros).
O foco em ingredientes diferenciados também permeia a linha Intense, da Garoto. Além do alto teor de cacau (55%), os tabletes são enriquecidos com pedaços de amêndoas que acentuam o sabor. O primeiro produto da linha foi lançado em 2007, e hoje outros dois completam o portfólio – Talento Nuts e Talento Bombom.
Embalagens caprichadas são outro fator comum a essa nova safra de produtos. O Special Dark, da Hershey’s, por exemplo, é apresentado em requintadas embalagens cartonadas, à altura de seus 60% de cacau. “Para garantir o sabor puro e intenso, o chocolate é feito com grãos especialmente selecionados, gerando o mais casto liquor do cacau, sem adição de outros tipos de gordura”, afirma Victoria Gabrielli, gerente de produtos Hershey’s.
O país já conta com marcas consagradas, como a Cacau Show, maior rede de chocolates finos do mundo, e a Kopenhagen, tradicional fabricante desse tipo de iguaria no Brasil, que preserva clientes fiéis há quatro gerações. A procura por produtos sofisticados está influenciando o investimento no setor também por parte de indústrias produtoras de chocolates tradicionais.
A Nestlé anunciou em 2009 a criação de um Centro de Excelência em Chocolates Premium, localizado em Broc, na Suíça, que é hoje responsável pela produção da linha Nestlé Gold, comercializada no Brasil. No mesmo ano, a empresa revitalizou a identidade visual do tradicional bombom Alpino, a fim de consolidá-lo na categoria premium. O novo layout, mais moderno, elegante e sofisticado, reposicionou-o no mercado, colocando-o entre a linha de chocolates mainstream e a linha Gold da Nestlé.
Já a Lacta tem investido na linha Lacta Delice, com recheio cremoso em diversos sabores, e na Lacta Dark & Soft, que leva 50% de cacau em sua composição, combinando o paladar amargo com diferentes ingredientes. A Harald, indústria gaúcha pioneira na importação de matéria-prima para a fabricação de coberturas e que vem se destacando também na produção de chocolates, aposta na linha Melken Unique, fabricada com cacau de alta qualidade proveniente de regiões brasileiras (Bahia e Amazônia) e estrangeiras (Equador, Gana e Madagascar, entre outros).
O foco em ingredientes diferenciados também permeia a linha Intense, da Garoto. Além do alto teor de cacau (55%), os tabletes são enriquecidos com pedaços de amêndoas que acentuam o sabor. O primeiro produto da linha foi lançado em 2007, e hoje outros dois completam o portfólio – Talento Nuts e Talento Bombom.
Embalagens caprichadas são outro fator comum a essa nova safra de produtos. O Special Dark, da Hershey’s, por exemplo, é apresentado em requintadas embalagens cartonadas, à altura de seus 60% de cacau. “Para garantir o sabor puro e intenso, o chocolate é feito com grãos especialmente selecionados, gerando o mais casto liquor do cacau, sem adição de outros tipos de gordura”, afirma Victoria Gabrielli, gerente de produtos Hershey’s.