O Brasil, terceiro maior produtor de chocolates do mundo, produz 46% do total anual durante o período que engloba o inverno (segundo e terceiro trimestre). Segundo levantamento da ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – o aquecimento do consumo na estação mais fria do ano contribui significativamente para que a indústria mantenha o equilíbrio de seus níveis de produção, que poderia sofrer forte impacto, após o pico de vendas gerado pelo Natal e Páscoa, datas responsáveis pela fabricação de 54% do volume total.
De olho neste aquecimento do consumo, indústrias como Kopenhagen, Brasil Cacau, Vonpar Alimentos (Marca Mumu) e Barion já apostam na combinação chocolate e inverno.
O Grupo CRM, detentor das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, por exemplo, prevê um aumento nas vendas no período de até 15%, comparado aos mesmos meses do ano passado. Em relação às cafeterias das duas marcas, a expectativa de crescimento é de 10% e 20%.
Estes índices deverão ser alcançados principalmente com lançamentos preparados para a estação, como o Pão de Mel e a bebida Hot Chocolate Amarula, um exclusivo chocolate quente misturado ao licor Amarula Cream, que será servido em uma taça decorada com calda de chocolate nas lojas da Kopenhagen.
Já a Brasil Cacau se baseou nas características do inverno para seus novos sabores de capuccino: macadâmia, noz nativa da Austrália e cultivada no País desde a década de 70, e coco, que é a aposta para fazer com que o inverno fique com mais cara de Brasil. Ambos decorados com chantilly e raspas de chocolate.
Outra empresa que aposta no aumento de vendas durante o inverno é a Vonpar Alimentos, dona da marca Mumu, que espera um crescimento de 25% comparado ao mesmo período de 2010. Sérgio Copetti, presidente da empresa, aposta na ampliação de sua distribuição nas regiões Sul e Sudeste, além de um novo produto, focado no público jovem, que será lançado nas próximas semanas, e ações promocionais. “Este é um ótimo período para vendas de chocolates. Nos últimos anos, temos acompanhado um sensível crescimento da demanda, fruto de novos lançamentos, inovações e do aumento do poder aquisitivo dos consumidores” diz Copetti. Segundo ele, o aumento de consumo nesta época ocorre em todas as linhas, com destaque para o consumo individual dos chocolates em barras, que é muito utilizado para a preparação de fondues e sobremesas.
A fabricante de chocolate Barion, por sua vez, espera crescer aproximadamente 10% nos meses de julho e agosto. A empresa traz como novidade o relançamento de tablets de chocolates finos Wine Chocolate: Malbec, Pinot Noir e Porto, com sabores combinados de vinhos, muito apreciados no inverno. Relançará também biscoitos finos da linha waffer: LamiWafer, DiskWafer e do Biscoito Carinho, todos cobertos com chocolate e que são normalmente consumidos como acompanhamentos para cafés e bebidas quentes nos dias frios.
De olho neste aquecimento do consumo, indústrias como Kopenhagen, Brasil Cacau, Vonpar Alimentos (Marca Mumu) e Barion já apostam na combinação chocolate e inverno.
O Grupo CRM, detentor das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, por exemplo, prevê um aumento nas vendas no período de até 15%, comparado aos mesmos meses do ano passado. Em relação às cafeterias das duas marcas, a expectativa de crescimento é de 10% e 20%.
Estes índices deverão ser alcançados principalmente com lançamentos preparados para a estação, como o Pão de Mel e a bebida Hot Chocolate Amarula, um exclusivo chocolate quente misturado ao licor Amarula Cream, que será servido em uma taça decorada com calda de chocolate nas lojas da Kopenhagen.
Já a Brasil Cacau se baseou nas características do inverno para seus novos sabores de capuccino: macadâmia, noz nativa da Austrália e cultivada no País desde a década de 70, e coco, que é a aposta para fazer com que o inverno fique com mais cara de Brasil. Ambos decorados com chantilly e raspas de chocolate.
Outra empresa que aposta no aumento de vendas durante o inverno é a Vonpar Alimentos, dona da marca Mumu, que espera um crescimento de 25% comparado ao mesmo período de 2010. Sérgio Copetti, presidente da empresa, aposta na ampliação de sua distribuição nas regiões Sul e Sudeste, além de um novo produto, focado no público jovem, que será lançado nas próximas semanas, e ações promocionais. “Este é um ótimo período para vendas de chocolates. Nos últimos anos, temos acompanhado um sensível crescimento da demanda, fruto de novos lançamentos, inovações e do aumento do poder aquisitivo dos consumidores” diz Copetti. Segundo ele, o aumento de consumo nesta época ocorre em todas as linhas, com destaque para o consumo individual dos chocolates em barras, que é muito utilizado para a preparação de fondues e sobremesas.
A fabricante de chocolate Barion, por sua vez, espera crescer aproximadamente 10% nos meses de julho e agosto. A empresa traz como novidade o relançamento de tablets de chocolates finos Wine Chocolate: Malbec, Pinot Noir e Porto, com sabores combinados de vinhos, muito apreciados no inverno. Relançará também biscoitos finos da linha waffer: LamiWafer, DiskWafer e do Biscoito Carinho, todos cobertos com chocolate e que são normalmente consumidos como acompanhamentos para cafés e bebidas quentes nos dias frios.